O prémio distingue a capital portuguesa como melhor cidade europeia para destino de cruzeiro e melhor porto europeu de cruzeiros, pela sua qualidade de serviços e infra-estruturas disponíveis aos turistas que visitam Lisboa e fazem escala na cidade.
Também em Lisboa, várias foram as unidades hoteleiras associadas do Turismo de Lisboa, distinguidas pelos World Travel Awards pelos seus serviços de excelência e design, como o Altis Belém Hotel & Spa, considerado “Europe’s Leading Design Hotel”, o Bairro Alto Hotel com a distinção “Europe’s Leading Landmark Hotel” e o Epic Sana Lisboa Hotel, na categoria “Portugal’s Leading Business Hotel”.
Portugal alcançou um feito inédito até à data, tendo arrecadado 22 distinções das 93 categorias em que estava nomeado. A competição, conhecida como Óscares do Turismo, premeia e celebra a excelência em várias áreas do Turismo, desde hotelaria a companhias aéreas, onde a seleção dos nomeados e vencedores é feita por milhares de profissionais do sector da hotelaria e turismo.