Quinzenal
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Março 17, 2025

Lives da cidadania e da solidariedade em favor do amor e da vida; escolha a sua

Marcos Aurélio Ruy, em São Paulo
Marcos Aurélio Ruy, em São Paulo
Jornalista, assessor do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo

Nesta quarta-feira (22) comemorou-se o Dia da Terra, que existe desde os anos 1970, quando milhares de estudantes norte-americanos saindo às ruas para protestar contra a agressão à natureza corroída pelo capitalismo. Pouco se falou do assunto, porque a mídia burguesa tem seus limites marcados pelos interesses mesquinhos de sua classe.

Mesmo dia em que o Congresso estendeu o auxílio emergencial aos artistas com seus trabalhos paralisados por causa do necessário isolamento social para combater a Covid-19, mesmo isolados, os artistas se desdobram de todas as maneiras para dar o recado para as pessoas ficarem em casa protegendo-se, protegendo os seus e a vida de todas as pessoas.

Com isso crescem as lives em todos os cantos do mundo e para todos os gostos. Muitas dessas lives estão programadas para levar arte, alegria e assim elevar o moral das pessoas à resistência ao isolamento. Algumas, inclusive, promovem arrecadação de fundos e cestas básicas porque quem tem fome. Programe-se.

Gilberto Gil

Gilberto Gil fez algumas lives brilhantes (como não poderia deixar de ser) com o recado claro para todo mundo ficar em casa. Em uma live cantou “Andar com Fé”, de sua autoria.

 

O único lugar do Brasil que teve festa ontem foi na casa do BBB. E Gil foi um dos convidados a participar através de um vídeo gravado em sua casa, cantando “Andar Com Fé” e mandando uma mensagem para o público nessa reta final. Se possível, fique em casa. #EquipeGil

Publicado por Gilberto Gil em Sábado, 18 de abril de 2020

 

E em outra fez homenagem aos italianos por causa do sogrinemtnocom sua neta Flor Gil, filha de Bela Gil.

Volare

Neste momento de crise pelo qual o mundo todo passa, o Ministério italiano das Relações Exteriores promoveu uma campanha de apoio a seu país, um dos mais afetados pela pandemia, reunindo artistas de diversos lugares para mostrar que a cultura italiana segue viva, pulsante e conectada. Gil aceitou o convite e chamou sua neta Flor Gil para mandar, através da música, uma mensagem de apoio e força ao povo italiano. Eles escolheram a canção “Volare”, de Domenico Modugno. Noi siamo Italia! #EquipeGil

Publicado por Gilberto Gil em Sexta-feira, 3 de abril de 2020

 

Criolo

O cantor e compositor Criolo fez live, nesta quinta-feira (23), às 21h30 pelo seu canal do YouTube, Facebook e Instagram sobre o projeto musical em parceria com Milton Nascimento. Criolo também lança o novo clipe de “Não Existe Amor em SP”, que terá projeção em prédios da capital paulista.

O projeto musical de Milton e Criolo “Existe Amor”, pretende ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social durante a quarentena por causa do combate à pandemia do coronavírus. Impossível perder a live desses grandes nomes da música popular brasileira.

Em Casa com o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) tem apresentado lives de grandes artistas na programação Em Casa com o Sesc. Nesta quinta-feira (23) foi a vez da cantora Céu se apresentar pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, às 19h. Imperdível. Também estão disponíveis os espetáculos anteriores. Fique em casa em grande estilo.

A programação do Em Casa Com o Sesc segue até o domingo (26), sempre às 19h. Na sexta-feira (24) Paulo Miklos se apresenta ao vivo, direto de sua casa. O músico a ator promete cantar grandes sucessos dos Titãs, grupo ao qual pertencia.

No sábado (25), também às 19h, é a vez de um dos maiores nomes da MPB. O mineiro João Bosco promete sacudir as pessoas em casa, de sua casa. Para encerrar a programação pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, Maria Gadú mostra sua arte para todo mundo permanecer em casa até a vitória total contra o coronavírus, às 19h. Sempre pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo.

 

Radiohead

Também nesta quinta (23) teve live do grupo britânico Radiohead, que transmite todas as quintas-feiras, shows de seu arquivo ao vivo, às 18h, pelo canal do YouTube da banda, que desde 1985 encanta com seu rock alternativo.

Outra presença constante todas as quintas é o cantor e compositor norte-americano Ben Gibbard, guitarristas da banda, de rock Indie, Death Cab for Cutie.  Gibbard esteve no ar às 20h, pelo canal do YouTube do grupo Death Cab for Cutie.

A cantora Fernanda Abreu se apresentou com o baterista Tuto Ferraz nesta quinta, às 19h pelo seu canal do YouTube. Ela apresenta a “Live do Ben”.

Fernanda pede apoio aos profissionais que trabalham nos bastidores de shows e eventos culturais como roadies, técnicos de luz, técnicos de som, diretores de palco, produtores, seguranças, entre outros, que foram drasticamente afetados pelo fechamento de cinemas, teatros e casas de shows.

 

Yellow Submarine

O ex-Beatle Ringo Starr disponibilizou pelo canal do YouTube dos Beatles, Yellow Submarine (1968), às 13h, nestes sábado (25). Esta é a animação da banda mais importante do rock de todos os tempos. Programa para toda a família, tamanha a delicadeza desta obra singular e antológica.

Para quem gosta de rock progressivo, o Pink Floyd foi ao ar com um de seus shows na íntegra pelo canal do YouTube da banda britânica nesta sexta-feira (24), às 13h.

Com transmissão pelo seu canal do YouTube e pelo canal pago Multishow, a cantora Ludmilla apresenou sua live no dia de seu aniversário, às 20h, nesta sexta (24). Ela promete um Ep de pagode. A banda Black Pantera apresentou sua mistura de Punk e Heavy Metal pelo Instagram do Afropunk, às 18h, também na sexta.

O cantor e compositor Bell Marques prometeu uma live só de suas músicas antigas no sábado (25), às 17h pelo seu canal do YouTube.

O grupo de pagode Sorriso Maroto se apresentou no sábado, às 15h pelo canal do YouTube do grupo.

O trio Melim transmitiu sua live também no sábado, às 19h pelo canal do YouTube do trio composto pelos irmãos Gabriela, Rodrigo, Diogo Melim.

 

Ivete Sangalo e Metallica

Com transmissão ao vivo pelo canal aberto da TV Globo e pelo canal pago Multishow, a cantora baiana Ivete Sangalo inicia a campanha “Em Casa”, promovida pelas organizações Globo, neste sábado (25), às 22h.

Luan Santana faz a sua live no domingo (26), às 18h pelo seu canal do YouTube.

Já a banda norte-americana Metallica apresenta seu heavy metal todas as segundas, às 21h pelo canal do YouTube da banda.

A revista norte-americana Billboard transmite pelo Facebook apresentações caseiras de vários artistas, com objetivo de arrecadar doações para a Ong My Friend’s Place, que atende pessoas em situação de rua.

 

Ao Vivo Pela Vida

Sexta, sábado e domingo tem live do projeto Ao Vivo Pela Vida com apresentações de diversos artistas de suas casas para arrecadar donativos para a Ação Cidadania para acabar com a fome de quem está sem ter como conseguir seu ganha pão durante o isolamento no combate ao coronavírus.

O projeto também pede doações para a compra de insumos, como respiradores, para o tratamento da Covid-19 e de equipamentos de segurança para os profissionais de saúde. Acesse pelo site https://aovivopelavida.com/, programe-se e doe se puder.

Escolha a sua live preferida e deleite-se com tanta generosidade e solidariedade de artistas de todos os matizes.


Texto em português do Brasil


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -