Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Novembro 3, 2024

Lopito Feijóo no Festival Literário do Freixo

O escritor, poeta e crítico literário angolano Lopito Feijóo, encontra-se em Portugal, para participar de mais uma edição do Festival Literário Internacional, Freixo-Fil, a decorrer no município do Freixo de Espada à Cinta nos dias 31 de Maio, 1 e 2 de Junho próximo.Organizado desde há três anos, pelo Grupo de Comunicação Novembro em parceria com a Câmara Municipal do Freixo, o evento visa promover a multiculturalidade e a interculturalidade entre Portugal e todos os outros países da lusofonia no que respeita ao desenvolvimento sustentável no sector da cultura e da educação.

Juntamente com o escritor angolano, participarão também no evento outros tantos nomes sonantes das letras do universo literário de língua portuguesa dentre os quais se destacam, a escritora Olinda Beja de são Tomé, José Jorge Letria, Violante Saramago, Rui Zink, Joana Amaral Dias e Pedro Miguel Lamet de Portugal.

Segundo a programação do evento, Lopito Feijóo fará a apresentação do seu mais recente título literário intitulado “Experimentais Poépicos” no dia 31 as 15.30m na Feira do Livro, inaugurada à propósito do evento. No dia 1 de Junho participará ainda de um debate aberto sobre a importância do acto de escrever para crianças e adolescentes lerem.

Finalmente, no dia 2 de Junho o escritor angolano tem agendada a sua participação numa mesa redonda sobre a vida e a obra do escritor Guerra Junqueiro, nascido na localidade do Freixo no longínquo ano de 1850.

De recordar que poeta Lopito Feijóo esteve representando o país no Encontro de Escritores Lusófonos que decorreu em Odivelas, no âmbito da VII Bienal de Culturas Lusófonas realizado na segunda quinzena de Maio nos dias 24 e 25 últimos, tendo proferido antes no dia 21 de Maio, à convite da Associação “Gandaya Club”, uma conferência sobre o tema, “Colonialismo, Angolanidade e Poesia”, na localidade da Costa da Caparica, arredores de Lisboa.


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -