Petista lidera as intenções de voto em todas as regiões do País, mas a distância para Bolsonaro é maior na região Nordeste e mais apertada no Centro-Oeste.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 48% das intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022, contra 21% do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Se a disputa ocorresse hoje, Lula venceria Bolsonaro já no primeiro turno. É o que aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (10).
Conforme o levantamento, estão embolados o ex-juiz Sergio Moro (sem partido, mas a caminho do Podemos), com 8%; o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 6%; o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 2%; e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), com 1%. Felipe d’Avila (Novo) não pontuou. Os votos brancos e nulos somaram 10%, e 4% dos eleitores se declararam indecisos.
No segundo cenário analisado pela pesquisa, em que sai Doria e entra o governador gaúcho Eduardo Leite como candidato do PSDB, Lula também lidera as intenções de voto do primeiro turno com 47%, contra 21% de Bolsonaro. Em seguida, aparecem Sergio Moro (8%); Ciro Gomes (7%); Rodrigo Pacheco (1%) e Eduardo Leite (1%). Felipe d’Avila não pontuou. Os votos brancos e nulos somaram 10%, enquanto 4% dos eleitores se declararam indecisos.
A pesquisa também mostra que, embora o petista lidere as intenções de voto em todas as regiões do País, a distância de Lula para Bolsonaro é maior na região Nordeste (47 pontos percentuais) e mais apertada no Centro-Oeste (8 pontos percentuais).
Na sondagem espontânea, 49% se dizem indecisos, seis pontos percentuais a menos do que na última pesquisa, feita em outubro. Lula cresceu sete pontos e aparece com 29% das intenções de voto. Bolsonaro tem 16%. Brancos, nulos ou eleitores que não pretendem votar somam 4%, mesmo resultado de outubro; 2% disseram que devem escolher outros candidatos e 1% declarou que votaria em Ciro.
O instituto fez também seis simulações para o segundo turno. No primeiro, Lula venceria, com 57% das intenções de voto, contra 27% de Bolsonaro. Os votos brancos, nulos ou aqueles que declararam que não vão votar aparecem com 13% e 3% declaram estar indecisos.
No segundo cenário, numa eventual disputa entre Lula e Sergio Moro, Lula aparece na frente, com 57% das intenções de voto, ante 22% de Moro. Os votos brancos, nulos ou aqueles que declararam que não vão votar somam 19% e 3% declaram estar indecisos.
No terceiro cenário, numa eventual disputa entre Lula e Ciro, Lula aparece com 53%, contra 20% de Ciro. Os votos brancos, nulos ou aqueles que declararam que não vão votar aparecem com 24% e 3% declararam estar indecisos.
No quarto cenário, numa eventual disputa entre Lula e Eduardo Leite, Lula tem 57%, ante 14% do tucano. Os votos brancos, nulos ou aqueles que declararam que não vão votar representam 26% e 3% declararam estar indecisos. Contra Doria, Lula lidera por 58% a 13%. Os votos brancos, nulos ou aqueles que declararam que não vão votar aparecem com 26% e 5% declararam estar indecisos.
No sexto e último cenário, numa eventual disputa entre Lula e Rodrigo Pacheco, Lula aparece com 59% das intenções de voto contra 12% do senador. Os votos brancos, nulos ou aqueles que declararam que não vão votar surgem com 25% e 4% disseram estar indecisos.
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.063 entrevistados entre os dias 3 e 6 de novembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Texto em português do Brasil
Exclusivo Editorial PV / Tornado