DESESPERADAMENTE CALMA
Turma com cerca de 40 alunos, apenas 1 a 2 alunos aprovados, de quem é a culpa? Dos pais? Dos docentes? Da sociedade? Dos alunos ou do próprio sistema?Nunca estive de acordo com a reforma educativa, também nunca me perguntaram o que achava disso. Essa história de eliminarem as palmatorias… hum deixa… no meu tempo ou aprendes ou aprendes…
Uma serie de factores a serem analisados, acusando o estado moribundo da nossa educação: quem são os pais destas crianças? Que oportunidades tiveram? Como são avaliadas e formadas as turmas, escolhidos os métodos de ensino?
Formação, e incentivo dos professores… Remunerações, prémios, condições de trabalho e outros…
Mas voltemos à reforma educativa, num país onde os filhos de pessoas influentes estudam no estrangeiro, não importa a qualidade de ensino a quem não pode pagar, então as mentes estarão sempre limitadas e quem “estuda no estrangeiro sempre será o chefe”? As classes de transição vêm dar um certo comodismo ao aluno que sabe que não precisa esforçar-se para aprovar. Já alguém disse no outro dia que nos foi aplicado um sistema que só funciona na Europa, às vezes para imitar é preciso adaptar a nossa realidade. A educação é a arma mais poderosa que podemos utilizar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) que mundo mudaremos com esta má educação?
– Filho hoje tens de dormir mais cedo, porque amanha tem prova.
– Mama na 5ª classe não se reprova… e amanha é sexta-feira o meu professor não vai dar prova porque virá bêbado…
– O meu é pastor, às sextas não vem porque tem culto na igreja dele… respondeu a menina
– A minha professora tem prova na faculdade… gritou o setinho número 3.
Como foi feito o estudo de viabilidade para a implementação deste método?
A reforma não só acomoda o aluno, como o próprio professor e também toda uma equipa a quem chamamos de ministério da educação.
Os inspectores da educação? O que fazem durante o ano? Quantos semestres tem um ano lectivo? Quantas avaliações são feitas?
Temos notado um grande problema de escrita em várias pessoas que dizem ter o ensino médio concluído, deficiência no vocábulo é marcado pelos erros ortográficos, caligrafia defeituosa… Acentuação e pontuação.
O facebook sido a arena onde o nosso pobre português é mutilado impiedosamente com frequência…
Ouvi dizer que proibiram o consumo de carne de tartaruga… mas também proibiram a pesca do carapau… agora vamos comer Ervas? (Entenda-se hortaliças e verduras) Epá não está nada fácil… mas voltemos ao assunto…
– Assim os pais gastaram só dinheiro à toa não é? Mas cerca de 48 “burros”? (entenda-se: quem não sabe das coisas)?
Acho que temos de fazer a recontagem.
Mas, de quem é a culpa então?
A autora escreve em PT Angola