Discurso de António Serzedelo, fundador e presidente da Opus Gay.
Viva Lisboa!
Cidade Livre! e exemplo para a Europa e para o Mundo, de como se defendem em PAZ os DIREITOS HUMANOS, E OS DAS MINORIAS SEXUAIS!
Exmaª Senhora Secretária de Estado,
Exmº Senhor Vereador aqui presente,
Saudações para a Junta de Freguesia de Arroios, e a sua Presidente, que hoje desfilou com tod@s nós.Boas tardes a tod@s os Companheir@s lgbti+
Boas tardes a todas as Mulheres vítimas de machismo expresso, e àquelas que o são de forma escondida,
Boas tardes a tod@s os Heter@s aqui presentes!Boas tardes a tod@s companheiros de luta em todos os campos dos Direitos Humanos,
Boas tardes a tod@s os companheiros portadores de alguma “Insuficiência” que devemos tratar em termos de Igualdade.Boas tardes a todo@s companheir@s brasileir@s que lutam em Portugal connosco, e que fogem ao regime de Bolsonaro.
Boas tardes a todos os imigrantes que vêm para Portugal, em busca de melhor vida.
Serei breve!
Apontarei 6 temas sobre os quais creio que nos devemos debruçar:
-
É necessário criar uma Secretaria de Estado dos Idosos, presentemente o grupo social mais destratado e isolado, e percentualmente o mais numeroso em Portugal. Já tive a oportunidade de enviar esta petição a altas personalidades políticas, mas sem retorno. Apelo à Senhora Secretaria de Estado aqui presente que veicule esta pretensão ao Governo e aos partidos políticos pelo menos, da Geringonça, que tomem este tema como seu.
-
Para Lisboa acho que é tempo de criar uma Residência Inclusiva para idos@s lgbt+, e para outr@s que circunstancialmente, percam a casa de morada, até em curto prazo encontrarem.
-
Temos de começar a pensar num Museu que guarde a memória e a História dos lgbti+portugueses, e das suas lutas e dos seus sofrimentos, como já há noutros países.
-
Acho que é importante que o Senhor Primeiro Ministro António Costa nos convide para ouvir em directo as nossas justas demandas, aliás como já fez um seu antecessor.
-
Acho que é tempo do Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convidar os nossos representantes para fazer um “selfie” nos jardins do seu palácio de Belém, porque isso nos prestigiaria perante a opinião pública nacional, e seria mais um avanço contra as discriminações.
-
Entendo que é tempo de acrescentar à nossa agenda a luta contra a alterações climatéricas e em defesa de um ambiente apropriado, para nos juntarmos às lutas dos jovens e de tod@s em defesa da Humanidade e do Futuro.
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.