O Clube dos Pensadores convidou o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, para estar presente no dia 11 de Dezembro, no último debate de 2017, a decorrer pelas 21h30 no Hotel Holiday Inn em Gaia.O Clube dos Pensadores encerra o seu ciclo de debates em 2017, abordando um tema que tem estado na ordem do dia e que tem que ver com a maioria dos portugueses: pais, alunos e professores.
Mário Nogueira, líder da Fenprof, professor, militante do PCP, abordará a educação em todas as suas vertentes. Mário Nogueira já esteve anteriormente no Clube, em 2012, também num momento de crispação com o antigo Ministro Nuno Crato.
Já passaram pelo ministério muitos governantes que mudam as regras do jogo. Não é possível uma escola ser dirigida como uma empresa, com planos meritocráticos, como muita gente sugere. Uma escola não é uma empresa é uma instituição, que lida com alunos, pais, docentes e não docentes com as suas idiossincrasias.
Não é correcto que se diga que os professores faltam muito, é um anátema que os persegue toda a vida.O problema é que se um funcionário público falta no seu local de trabalho sabem duas ou três pessoas, numa escola sabe meio mundo. Eu aconselho a quem fala mal dos professores a passar uma semana numa escola para se inteirar dos seus problemas e escassez de meios.
Será que a Educação está num processo de desumanização e mercantilização? O CdP empenhando-se em fomentar, o debate de ideias e na resolução dos problemas, endereçou um convite ao Ministro Tiago Brandão Rodrigues para estar presente no Clube, num futuro próximo.
Os professores têm inúmeros problemas: aspectos importantes da aposentação; horários de trabalho e concursos; processo de municipalização da Educação; democratização da gestão das escolas.
É importante o investimento na Educação e na Escola Pública.