Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Julho 28, 2024

Mau humor

Há pessoas que vivem de mau humor. De tal modo que já não sabem viver de outra forma. Não vivem. Golpeiam-se. E quem com eles tem de conviver, por força das situações e circunstâncias, é um tormento. O azedume e a irritação se lhes colou assim, no dia a dia e na vida, na forma de agir e de se movimentar, que os danos de que se fazem portadores são de vária ordem e de incalculável prejuízo.

Desconhecem que o mau humor não modifica as suas vidas e as possíveis contrariedades. Outrossim, as agudiza, e com o passar do tempo, a perturbação, o desequilíbrio, e até mesmo a enfermidade se instalam, primeiro subtilmente, e com o passar do tempo, dando origem a patologias de vária ordem.

Vida alguma é livre de contratempos e de aflições. Não é com carranca, no entanto, que os contratempos ou as aflições são minimizadas ou solucionadas, contribuindo para o afastamento de muitos daqueles que com o seu concurso fraterno e de auxílio tão importante e fundamental são.

Nas horas das crises, importante a calma e o raciocínio lógico para que possamos deter a desesperação. E a serenidade será sempre a ferramenta que nos sustenta e sustentamos quem connosco vive ou convive. E a esperança. Sem ela, quase impossível viver.

Tenhamos presente que o destrambelhamento e a aspereza nunca ajudaram a ninguém.

A dor, toda ela, tem um princípio, meio e um fim. Chico Xavier, ao longo da sua vida, quando atravessava períodos de maior angústia e de vicissitudes várias, dizia para si mesmo e para os que rodeava: “Tudo passa” ou “Isto também passa.” Isso ajudava-o a considerar a vida como algo efémero e transitório. Como realmente é.

Receba regularmente a nossa newsletter

Contorne a censura subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -