Portugal recebeu a medalha de bronze, numa competição que juntou 95 atletas de 11 países.
“Não tenho palavras para descrever o que aconteceu neste europeu.
Estou muito orgulhoso dos meus atletas, do desempenho e do compromisso de toda esta equipa. É uma sensação incrível este terceiro lugar para Portugal”, referiu Franz Orsi, o seleccionador nacional.
Para João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf, “a aposta nesta equipa e na modalidade revelou-se vencedora. São os primeiros passos de uma selecção que certamente terá muito a alcançar”.
Foram sete os atletas portugueses que partiram rumo a Lacanau, para disputarem o campeonato europeu de stand up paddle em três categorias diferentes: ondas, race técnico e race maratona.
No primeiro dia as provas foram dedicadas ao race técnico e Portugal ficou colocado no quinto lugar. No feminino com Angela Chevarria Fernandes, atleta do Peniche Surfing Club. No masculino com um sexto lugar atribuído a Filipe Meira, do Sesimbra Surf Clube, e o sétimo lugar de Ruben Afonso, do Clube Naval de São Vicente.
A atleta Cátia Moura (ASSUP), nos heats de surf do segundo dia, depois de ter superado todas as fases da prova, alcançou um quinto lugar. Já Diogo Queimada, da Associação Foz do Mira, igualou a classificação da sua colega mas não foi o único atleta português a classificar-se nos dez primeiros, já que Rui Fialho (ASSUP) conseguiu o sétimo lugar na tabela.
O terceiro e último dia de competição foi dedicado exclusivamente às difíceis provas de race maratona. Ângela Fernandes foi a grande revelação desta selecção, medalha de bronze individual. Filipe Meira e Ricardo Rodrigues ficaram em sétimo e 11º lugar, respectivamente.