Gravura ilustrativa da invenção de Bartolomeu de Gusmão (A Passarola) que apresentou ao Rei D.João V de Portugal em 1709 um protótipo de balão de ar quente.
A Éter-Produção Cultural leva a cena, em Sintra no próximo dia 6 de Maio, no Auditório Jorge Sampaio do Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, a peça “Memorial do Convento”, de José Saramago.
O espectáculo está em cena há 9 anos (desde 2007, em itinerância) e já foi visto por mais de 200.000 espectadores nas inúmeras salas por onde passou de norte a sul do país.
Aos espectadores que assistirem à peça será oferecida, pela Única-Mixing Cultures, a oportunidade de participar numa experiência interactiva baseada na atmosfera característica da Guiné-Bissau e da sua diversidade cultural em forma de som, vídeo, luz.
Trata-se da Instalação Multimédia “Cabaça”, no MU.SA – Museu das Artes de Sintra.
Pode apoiar 10 jardins de infância na Guiné-Bissau entregando brinquedos, materiais escolares ou paracetamol, na bilheteira do espectáculo.
Dia 6 de Maio
21h – MU.SA – Museu das Artes de Sintra – Instalação multimédia
Avenida Heliodoro Salgado
2710-575 SINTRA
22h – Centro Cultural Olga Cadaval – “Memorial do Convento”
Av. Dom Francisco de Almeida
2710-720 Sintra
Memorial do Convento
Sinopse: Unidos por um amor maravilhoso, Blimunda e Baltasar reúnem-se a Padre Bartolomeu de Gusmão e ao seu sonho de voar.A Passarola, máquina voadora, misto de barco e de pássaro, nasce do saber científico de Padre Bartolomeu, da força de trabalho de Baltasar e dos poderes de Blimunda recolhendo as vontades humanas (“as nuvens fechadas”) que alimentarão a máquina e a farão voar.A história encantada, que revolucionou a literatura portuguesa, do nascimento de um convento no século XVIII. Na presente adaptação dramatúrgica, a relação dinâmica entre os cinco actores, a música original, a luz e os espaços cénicos dão vida a dezassete personagens e a momentos essenciais de “Memorial do Convento”.
Ficha técnica e artística
Texto: José Saramago
Adaptação Dramatúrgica: Filomena Oliveira e Miguel Real
Encenação: Filomena Oliveira|
Orgânica sonora e Música original: David Martins
Voz: Andreia João
Piano: Sandra Nunes
Interpretação: Leonor Cabral | Pedro Oliveira | Rogério Jacques | Hugo Bettencourt | João de Brito
Desenho e Operação Luz: Carlos Arroja
Operação de som: David Martins
Legendagem: José Ricardo
Criação e adaptação do espaço cénico: Carlos Arroja | Vítor Fernandez
Guarda-Roupa e Adereços: Éter | Câmara dos Ofícios
Fotografia: André Rabaça | Edgar d’Oliveira | Filipa Vieira
Assistente de produção: Cláudia Faria | Inês Oliveira Martins
Produção: ÉTER-Produção Culturais