O ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, agradeceu, esta manhã, o “esforço sério de homens e mulheres” que integram as Forças Nacionais Destacadas (FND), designadamente, no Kosovo, onde se deslocou hoje, para uma visita natalícia e convívio com os militares portugueses.
Dirigindo-se aos 191 militares portugueses que integram actualmente a KFOR, o Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, destacou a importância das missões para a boa imagem e prestígio do País, considerando que o investimento realizado nas FND corresponde a uma vantagem competitiva de Portugal no plano internacional que “em termos proporcionais tem um peso muito superior àquilo que pode representar um investimento um pouco maior em termos orçamentais”.
O programa da visita incluiu um briefing sobre a missão do Batalhão Português, uma visita ao aquartelamento, uma demonstração de capacidades, um almoço com os militares destacados e um encontro com o comandante da KFOR, Major-General italiano Guglielmo Miglietta .
A KFOR (Kosovo Force) foi estabelecida em 12 de Junho de 1999 com base na Resolução nº 1244 do Conselho de Segurança da ONU. Portugal integrou esta operação da NATO desde o seu início e a partir de 2005 tem vindo a comandar a reserva táctica da KFOR com uma unidade do Exército. Actualmente esta missão é assumida pelo 2º Batalhão de Infantaria Mecanizado, que substituiu o Grupo de Autometralhadoras da Brigada de Intervenção.