Durante os próximos dias 19 e 20 de Abril, Coimbra será palco da World Health Summit (WHS) Regional Meeting, o sexto encontro regional anual da WHS. O Convento São Francisco, vai acolher mais de 20 Workshops e quatro Sessões Plenárias que através de especialistas, investigadores, académicos, decisores políticos e outros actores de relevo do sector, colocam em debate temas de Saúde Global relacionados com a gestão de doenças infecciosas e a Governação para a equidade na saúde nos países de baixa e média renda, as oportunidades e desafios na transição da inovação para os cuidados de saúde e a educação Biomédica num mundo em mudança.
World Health Summit
A Cimeira conta com a participação especial de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, António Costa, Primeiro-Ministro, Isabel de La Mata, Conselheira Principal para a Saúde e Gestão de Crise na Comissão Europeia e Detlev Ganten, Presidente da World Health Summit.
Renata Gomes, Directora de Investigação e Inovação na secção de veteranos do exército do Reino Unido, Luis Almeida Sampaio, Embaixador de Portugal na NATO, Graça Freitas, Directora Geral de Saúde, Christoph Benn, do Fundo Global de Combate ao HIV, Tuberculose e Malária e Mónica Ferro, Directora do Fundo de População das Nações Unidas (Genebra) entre outros, são algumas das presenças confirmadas.
As sessões plenárias contam com a participação de oradores do Fundo de População das Nações Unidas, da Organização Mundial de Saúde, da Fundação Bill & Melinda Gates e Ministros da Saúde da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
O encontro que conta com cerca de 600 participantes e 120 oradores de mais de 40 países, tem como foco principal a Saúde Global dos Países Africanos. Como explica Fernando Regateiro, Presidente do Conselho de Administração do CHUC, «a forte representação por parte das nações pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) explica-se pelos laços estreitos que ligam Coimbra a cada um deles. Nesta Reunião Regional da Cimeira Mundial de Saúde, pretendemos promover o desenvolvimento conjunto de novas abordagens e estabelecer colaborações frutíferas tanto com os nossos parceiros da CPLP como com os nossos parceiros internacionais».
este evento irá além de apenas propor soluções para uma abordagem mais integradora e inclusiva. Nele, convidados especiais, palestrantes, especialistas, participantes, comunicadores sociais e figuras da sociedade civil trabalharão juntos para identificar respostas sustentáveis que também sejam amplamente executáveis. A história mostra que somos capazes de encontrar novos caminhos, unir pessoas, ideias e desenvolver novas alternativas”.
Debate entre Ministros da Saúde da CPLP
É com o objectivo de debater o papel das relações diplomáticas na Saúde Global que esta edição da WHS Regional Meeting reúne Ministros da Saúde dos Países de Língua Portuguesa numa sessão plenária que conta com a moderação de Luis Almeida Sampaio, Embaixador de Portugal na Nato. Angola, Brasil Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor Leste estarão assim representados pelos respectivos ministros da saúde.
As relações diplomáticas são hoje a base de um diálogo que se quer sustentável de forma a reunir esforços para encontrar respostas para os actuais e futuros desafios. É este o diálogo que pretendemos estabelecer nesta cimeira regional que reúne países que, apesar da proximidade cultural e histórica que os une, convivem com realidades bem diferentes no que toca a questões como a promoção da equidade social e económica, a vigilância e protecção contra as ameaças globais ou até a gestão de determinantes globais com influência sobre a saúde, como seja as alterações climáticas, o crescimento populacional e a segurança alimentar”.
Coimbra cidade da Saúde acolhe Cimeira Mundial da Saúde
Coimbra possui ecossistema único que concentra recursos, competência profissional, infraestruturas, e serviços de qualidade na prestação de cuidados de saúde. Tem vindo a tornar-se numa referência incontornável no panorama do Ensino Superior e da Investigação e Desenvolvimento, quer pela qualidade reconhecida do ensino ministrado, quer pelos avanços que tem permitido à investigação pura e aplicada, em diversas áreas científicas e tecnológicas, nomeadamente na área da saúde. A translação do conhecimento para soluções inovadoras na área da saúde está também presente nas incubadoras de empresas que promovem o empreendedorismo, como o IPN e o Biocant. Para o Reitor da Universidade de Coimbra
o desafio para Coimbra é dar continuidade a um contributo significativo para a concepção de mecanismos eficazes que aumentem a prestação de serviços de saúde de alta qualidade em regiões do mundo onde estas são inadequadas ou inexistentes. Coimbra tem-se posicionado como o centro de criação e disseminação de conhecimento sobre saúde para o mundo, razão pela qual foi eleita a cidade que em 2018 acolhe e organiza esta Cimeira de projecção mundial”.
19 Abril20 Abril
PDF Programa – WHS Regional Meeting Coimbra 2018