É uma denúncia da secção francesa da ONG “Amigos da Terra” sobre a “cumplicidade” francesa no caos instalado no norte de Moçambique.
As ONGs raramente (ou talvez nunca…) são os “cavaleiros brancos” que afirmam ser… É preciso muita ingenuidade (ou ignorância) para as considerar assim. No entanto, importa saber o que se passa na região norte daquele Estado Lusófono. Naquela região cruzam-se os planos terroristas dos islamistas e dos seus negócios de heroína, as ‘guerras’ das multinacionais da energia pelo controlo das maiores reservas de gás, as ambições chinesas pelo controlo de todos os recursos, etc. etc.
Enquanto o Estado moçambicano não tem Armada para controlar as suas costas e águas exclusivas e nem sequer capacidade para, em tempo útil, projectar uma simples companhia de tropas para a zona norte…
Sobre a questão “Terrorismo islamista e droga no Norte de Moçambique” ver a informação:
Au Mozambique, l’exploitation du gaz tourne au cauchemar
A l’abri des regards, les projets gaziers sèment le chaos au nord du Mozambique et la France en est directement complice.
PDF: Quand la France pousse le Mozambique dans le piège du gaz
Exclusivo Tornado / IntelNomics
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.