A World Wildlife Fund chegou ao contacto com pescadores do norte de Moçambique e os relatos são claros: a pesca diminuiu drasticamente nas últimas décadas. O baixio de areia da região costeira, com o Oceano Índico a ladear aquela zona, é onde se congregam os pescadores locais, que retiram o seu sustento daquelas águas. As mudanças climáticas fizeram com que a outrora arborizada zona perdesse tal característica, por causa dos ciclones que ocasionalmente atingem Moçambique e Madagáscar.
Pescadores locais relataram à organização que o peixe capturado é muito menos do que há duas ou três décadas atrás, as correntes marítimas mudaram, e os leitos de areia são remexidos, dificultando aos pescadores a tarefa de detectarem e apanharem peixe.
A WWF anunciou que está a trabalhar com as autoridades, a nível nacional e local, bem como com as comunidades, para recuperar e manter manguezais ao longo dos estuários costeiros daquela região, entre outras medidas, cujo objectivo é travar os efeitos das alterações climáticas e restaurar o equilíbrio do ecossistema naquela região moçambicana.