Quinzenal
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Abril 21, 2025

Morreu Nicolau Breyner

nicolauMorreu esta segunda-feira o actor, realizador e produtor Nicolau Breyner. Tinha 75 anos e faleceu em casa, vítima de um ataque cardíaco. De acordo com a TVI, estava a gravar uma nova telenovela para a estação.

Nascido João Nicolau de Melo Breyner Lopes em Serpa, a 30 de Julho de 1940, mudou-se para Lisboa na infância, com os pais. Frequentou a Faculdade de Direito porque queria seguir a carreira diplomática mas desistiu para se formar no Conservatório Nacional, onde cursou Canto e depois Teatro.

Estreou-se sob a direcção de Ribeirinho na peça “Leonor Telles” no Teatro da Trindade, mas chamou a atenção pelos papéis cómicos que interpretava a par com a veterana Laura Alves. Depois da Revolução de Abril de 1974, concebeu o seu primeiro de muitos programas televisivos: “Nicolau no País das Maravilhas”, na RTP, onde se incluía a muito conhecida rábula “Senhor Feliz e Senhor Contente”, na qual fazia dupla com um jovem Herman José.

Foi o protagonista da primeira telenovela portuguesa, “Vila Faia”, da qual foi também co-autor do guião e director de actores. Foram-se seguindo outros programas, como “Eu Show Nico”, “Euronico”, “Gente Fina é Outra Coisa”, para além de diversas séries e telenovelas. Fundou a produtora televisiva NBP Produções, hoje Plural Entertainment.

Nicolau Breyner actuou em quase 50 filmes, trabalhando para vários cineastas portugueses e estrangeiros.

Os restos mortais do actor seguem amanhã para a Basílica da Estrela, de onde sairá o funeral.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -