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Terça-feira, Novembro 5, 2024

A Morte de Séneca, Rubens

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“A Morte de Séneca”, Rubens. Peter Paul Rubens foi um importante pintor flamengo, um dos maiores representantes do barroco na Europa do século XVII.Conhecimento absoluto da anatomia humana, baseada na grandeza das formas da originalidade barroca. O filósofo foi induzido a suicidar-se pelo tresloucado Nero.

Curiosa a representação do jovem ajoelhado, “bebendo” as últimas palavras do mestre, como que num registo para a posteridade. O corpo centrado verticalmente na composição, o tratamento do tecido que cobre a figura do filósofo, que nos aparece glorioso perante a morte, são sinais da genialidade incontornável do pintor/diplomata.

Rubens 1577-1640

Peter Paul Rubens nasceu em Siegen, Alemanha. Filho do jurista de renome Joannes Rubens e de Maria Pypelinckx nasceu na época em que seus pais emigraram para a Alemanha, fugindo da invasão das províncias holandesas pelos soldados do rei Filipe II. Com dez anos de idade, após a morte de seu pai, sua mãe vai para a Antuérpia, sua terra natal. Em 1591 passa a frequentar o estúdio de Adam van Noort.

Aos quatorze, começou a sua aprendizagem artística com Tobias Verhaeght. Depois estudou sob dois dos principais pintores da cidade na época. Começou com Adam van Noort, depois Tobias Verhaeght e finalmente Otto van Veen, que exerceu sobre ele a maior influência. Foi Van Veen que fez nascer em Rubens uma grande admiração pela Itália e pela cultura latina clássica. Isso marcou toda a sua obra e o fez servir aos reinos latinos católicos mesmo sendo germânico filho de pai protestante.

Muita da sua formação inicial envolveu copiar as obras de artistas anteriores, como as xilogravuras de Hans Holbein, o Jovem e as gravuras de Marcantonio Raimondi baseadas em Rafael. Rubens completou a sua educação em 1598, quando então entrou para a Guilda de São Lucas como um mestre independente.

Rubens foi um artista muito prolífico. As suas obras sob encomenda foram maioritariamente sobre assuntos religiosos, pinturas “históricas”, que incluem assuntos mitológicos, e cenas de caçadas. Pintou muitos retratos, especialmente de amigos e auto-retratos, e, no final de sua vida, pintou diversas paisagens.

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