Os mais de 350 mil eleitores caboverdianos já decidiram e deram a vitória ao Movimento para a Democracia liderado por Ulisses Correia da Silva. Quando estavam apurados os resultados em 90% das mesas destas legislativas de domingo, o MpD recolhia 53% dos votos contra 37% do PAICV liderado por Janira Opffer Almada.
Mais uma vez, as sondagens falharam. Durante a campanha os estudos de opinião apontavam para o empate entre os dois partidos (PAICV e MpD) o que daria uma importância especial ao terceiro partido mais votado, o UCID de António Monteiro.
Esta consulta eleitoral elege 72 deputados para a Assembleia Nacional e determina a formação do governo. Com a eleição do MpD, que pelos resultados obtidos terá maioria parlamentar, os caboverdianos passam a contar como primeiro-ministro, Ulisses Correia da Silva que já presidiu à Câmara da cidade da Praia e que estudou Gestão de Empresas no Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa.
Entretanto a presidente do PAICV assumiu “a responsabilidade desta derrota” e anunciou que irá, nos próximos dias, convocar o Conselho Nacional do PAICV para analisar os resultados, garantindo ainda que agora, na oposição, fará uma “oposição construtiva”.
Este é o ano de muitas decisões em Cabo Verde já que decorrerão ainda as eleições autárquicas e presidenciais, estas lá mais para Setembro.