Está convocada para hoje, Sábado dia 11 de Março pelas 14h30m no Rossio, uma manifestação para celebrar o dia Internacional da Mulher e para dar voz aos problemas das mulheres.
Entre os temas elencados pelas organizadoras, que apelam a uma ampla participação de homens e mulheres, encontram-se problemas de:
Discriminação laboral e baixos salários, continuando as mulheres a auferir remunerações inferiores às dos homens no desempenho de funções iguais e constituindo as mulheres a maioria dos trabalhadores com os salários mais baixos;
A violência sobre a Mulher quer no emprego quer na vida familiar;
Pobreza, sendo muito elevado, na ordem de mais de 1 milhão, o número de mulheres de todas as idades pobres em Portugal;
Desemprego, que atinge centenas de milhares de mulheres no nosso país;
Dificuldades de constituição de família, nomeadamente a dificuldade de acesso à Habitação e a ausência de horários regulados que permitam a plena assunção por homens e mulheres das tarefas familiares.
A manifestação é convocada pelo Movimento Democrático de Mulheres (MDM) e conta com o apoio de várias outras organizações; parte do Rossio em direcção à Ribeiras das Naus, junto ao Tejo.
O MDM é a mais antiga e reivindicativa das associações de mulheres em Portugal, tendo sido fundado antes do 25 de Abril na bem conhecida colectividade Padaria do Povo, em Campo de Ourique no ano de 1968.
O dia Internacional da Mulher assinala-se a 8 de Março que tendo este ano coincidido com dia de trabalho levou o Movimento Democrático de Mulheres a celebrar o evento neste Sábado.
Recorde-se que a 8 de Março de 1917, em plena I Guerra Mundial, uma greve das mulheres da indústria têxtil, contra a fome, pela paz e contra a tirania czarista despoletou uma revolta que depôs o todo-poderoso Czar Nicolau II e abriu caminho à Revolução de Outubro do mesmo ano. A partir de então a data comemora-se em todo o mundo.