No dia 20 de Outubro comemorou-se, pela primeira vez, o recém-criado Dia Nacional das Linhas de Torres.
A cerimónia comemorativa decorreu na Sala dos Actos Académicos do Convento de Mafra. O presidente da Câmara Municipal local, Hélder Sousa Silva, salientou todo o trabalho que tem sido realizado para a salvaguarda, recuperação e divulgação das Linhas de Torres pelos seis municípios da Rota Histórica das Linhas de Torres (Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira).
O presidente da Rota Histórica das Linhas de Torres e presidente da Câmara Municipal do Sobral de Monte Agraço, José Alberto Quintino, sublinhou a importância da criação deste dia nacional para uma homenagem à memória e resistência do povo português aliada à estratégia e engenharia militar. A sessão encerrou com a conferência do tenente-coronel Abílio Lousada, intitulada “As Linhas de Torres, Waterloo e a construção da Europa”.
Durante a manhã decorreu, em simultâneo, nos seis municípios da Rota Histórica das Linhas de Torres a “Invasão dos Fortes”, uma atividade cujo público-alvo foram os alunos das escolas. Da parte da tarde, a embaixadora britânica visitou alguns fortes das Linhas de Torres e o Centro de Interpretação das Linhas de Torres do Sobral de Monte Agraço, acompanhada por Clive Gilbert, da British Historical Society of Portugal.
O Dia Nacional das Linhas de Torres foi criado a 17 de Outubro de 2014 pela Assembleia da República. A escolha do dia 20 de Outubro deveu-se ao seu simbolismo, já que foi nesta data que a estratégia defensiva das Linhas de Torres começou a ser desenhada no terreno.