Dois meses depois de ser parcialmente destruído por um incêndio de grandes proporções, o Museu da Língua Portuguesa, que funciona na Estação da Luz em São Paulo (Brasil), entrou esta Terça-Feira, dia 8, em obras de recuperação que, numa primeira fase, passam por preparar o conjunto arquitectónico para os trabalhos de recuperação.
Já desde o fim do ano que têm vindo a ser efectuadas acções de limpeza e retirada dos escombros, no entanto, agora serão realizadas a impermeabilização das lajes expostas, a instalação de sistemas de drenagem e a construção de uma sobrecobertura provisória, com o objectivo de evitar a infiltração de água da chuva no edifício.
O orçamento para esta primeira etapa de obras – que tem uma duração estimada de dez semanas – é de R$ 1,8 milhão (o equivalente a mais de 438 mil euros), valor coberto pelo seguro da instituição. Contudo, o valor do restauro completo do edifício ainda não é conhecido.
Recorde-se que o incêndio, na sequência do qual foram interrompidas as actividades do museu, ocorreu a 21 de Dezembro, tendo daí resultado uma vítima mortal, um bombeiro civil que estava a operar nas acções de extinção do fogo.
Logo em Janeiro, foi assinado um acordo entre a Secretaria de Cultura, a Fundação Roberto Marinho e a organização social ID Brasil para a reconstrução da instituição.