Abriu no dia 20 em Santa Cruz, Torres Vedras, um novo espaço de alojamento, o Noah Surf House. Da mesma empresa do hotel Areias do Seixo e do bar Noah (praia da Física), este novo hotel representa um investimento na ordem dos cinco milhões de euros e cria 50 novos empregos.
Partilha os mesmos conceitos do Noah e do Areias do Seixo. Ou seja, a forte ligação ao mar e, sobretudo, a ideia de “reutilização”, patente da decoração que pontua todo o espaço, à semelhança dos outros dois estabelecimentos.
Antes da inauguração fomos visitar o Noah Surf House, guiados pelo proprietário, Gonçalo Alves. À primeira vista confunde-se aquilo que é ainda obra em curso com decoração. Depois percebemos melhor o conceito. Redes e outros artefactos de pesca, um depósito velho transformado em caldeira de aquecimento, ferros retorcidos que envolvem o candeeiro do hall de entrada e muitas madeiras recicladas, são exemplos das peças reutilizadas que agora assumem outra função.
É uma decoração original e ecológica, sempre seguindo as máximas ambientais de reciclagem e reutilização de materiais. Colocados no sítio certo dão um ar único a cada recanto da nova “casa do surf” de Santa Cruz.
Noah Surf House
“Este projecto é para pessoas activas que vêm para celebrar o mar”, explica Gonçalo Alves.
O surf é apenas uma das muitas actividades associadas ao espaço. Tem oito quartos e 13 bungalows. Os quartos são todos diferentes, alguns virados para o mar, com uma vista sobre a praia; outros têm vista para a horta biológica. Alguns possuem um mezzanine (uma espécie de segundo piso interior) que alarga a lotação até oito pessoas e com a particularidade de possuírem um terraço com chuveiro e local próprio para guardar os fatos e as pranchas de surf. Nos quartos partilhados, os Bunk Bed, é assegurada alguma privacidade, armários individuais e cofres digitais.
Quanto aos bungalows, distribuídos por caminhos entre a horta biológica e plantas autóctones, são todos virados para o mar. A única diferença é que alguns têm uma pequena cozinha. Ao todo são 3.250 metros quadrados de área coberta. Tem capacidade para 100 pessoas.
O Noah Surf House dispõe sala de reuniões, bar, um rooftop com cocktail bar com vista para a praia, jacuzzi exterior e sunset deck, uma loja e escola de surf, sala multiusos, piscina exterior “infinita” e aquecida através de painéis solares, dois ginásios e ainda um parque de skate com características adequadas aos praticantes de surf.
Turismo sustentável, eficiência energética e aproveitamento dos recursos naturais, são a marca deste projecto. “Nós queremos encontrar soluções para o cliente que busca aventura, que está disposto a partilhar o quarto com outras pessoas, que no mundo do surf existe muito”, refere Gonçalo Alves.
“Vamos receber um tipo de cliente que procura estilo”, sublinha Gonçalo Alves. As estadias vão desde os 45 aos 100 euros por pessoa ou dos 150 aos 220 euros por quarto duplo, conforme a época e a tipologia do alojamento, podendo chegar aos 275 euros o Quarto Mar (com vista para a praia) ou o bungalow Mar & Cook (com cozinha) para quatro pessoas, na época alta.
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.