Quinzenal
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Dezembro 22, 2024

Nota biográfica de Ernesto Dabo

Delmar Gonçalves, de Moçambique
Delmar Gonçalves, de Moçambique
De Quelimane, República de Moçambique. Presidente do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora (CEMD) e Coordenador Literário da Editorial Minerva. Venceu o Prémio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro em 1987; o Galardão África Today em 2006; e o Prémio Lusofonia 2017.

O multifacetado intelectual Ernesto Dabo nasceu na cidade de Bolama na República da Guiné-Bissau. É Licenciado em Direito e Mestre em Direito Internacional. Em breve iniciará a publicação regular de crónicas no Jornal Tornado.

Prolífico Poeta, Escritor, Cronista, Dramaturgo, Fotógrafo, Activista cultural e Músico fundador dos conjuntos Cobiana Jazz e Djorson que gravou o primeiro disco da História da Guiné-Bissau.

Poliglota dos “quatro costados”, escreveu a Peça de Teatro “Também amam a liberdade” para as celebrações do Dom à terra promovidas pela UICN – União Internacional para a Conservação da Natureza e seus Recursos.

Colabora no Jornal “O Gazeta de Notícias da Guiné-Bissau.

Publicou os Livros:

  • “Mar Misto” e “Olonko” (Bilingue em Kiriol/Português) de poesia.
  • “PAIGC : da maioria qualificada à crise qualificada” de ensaio.
  • CD “Lembrança” uma referência para a música guineense e africana.

Em 1971 foi o primeiro artista guineense a passar na Rádio Televisão Portuguesa (RTP).

Inaugurou este ano uma exposição fotográfica e poética  na sede da CPLP e na Câmara Municipal de Lisboa com o álbum “Olonko: O livro do Poeta Fotografado”.

É Membro Honorário de Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora(CEMD); Membro de Honra da Associação Friendly Talents de Leiria; Membro Honorário da Associação Lusófona para o Desenvolvimento,Cultura e Integração(ALDCI); Membro Honorário do Movimento Internacional Lusófono(MIL); Membro do Conselho Consultivo da Associação IUNA /Coimbra  -” Implementar Uma Nova Atitude Social” e representante na Comissão Interinstitucional (da Guiné-Bissau) na Academia Lusófona Luís de Camões e Instituto Fernando Pessoa e receberá em breve o Título Honorífico de “Professorship”  numa Universidade do Malawi.

Foi Homenageado em 2018 pela Embaixada da Guiné-Bissau em parceria com o Casino Lisboa e a AMEPN (Associação dos Empresários e Moradores do Parque das Nações).

É ainda um veterano da luta de libertação da Guiné-Bissau e Cabo Verde e um alto quadro político guineense que desempenhou diversas funções e cargos.


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -