O filme realizado em co-coprodução entre Faux (Portugal), Refinaria Filmes (Brasil) e Les Films D’Ici (França), conta no elenco, para além de Isabel Ruth e Hugo Bentes, com a participação, entre outros, de Leonor Silveira, Luís Miguel Cintra, Diogo Dória, Adriano Luz, Caio Cesar, Sergi López, Catarina Wallenstein, Herman José e Rogério Samora.
Seara de Vento, uma das obras literárias portuguesas mais importantes do século XX, inspira-se num acontecimento verídico que ocorreu na aldeia da Trindade (Beja), facto marcante que ainda hoje integra o imaginário da população da freguesia alentejana.
O realizador nascido no Brasil, filho de pai alentejano e mãe francesa, tem-se dedicado à prática do documentário. O filme Lisboetas (2004) sobre os novos imigrantes recebeu o prémio de melhor filme português no IndieLisboa e foi exibido em mais de 20 festivais e mostras internacionais. Em 2011 estreou-se na ficção com Viagem a Portugal.
Tréfaut tem 7 filmes realizados, entre eles, Alentejo, Alentejo, documentário sobre o Cante e o Alentejo e que serviu de factor promotor do Cante Alentejano a Património Mundial da UNESCO.
A filmografia de Sérgio Tréfaut que tem arrecadado prémios em vários festivais internacionais, inclui ainda obras como Outro País (1999), Fleurette (2002), Lisboetas (2005) e A Cidade dos Mortos (2009).
[…] Nota da Edição: Leia também Novo filme de Sérgio Tréfaut rodado no Alentejo […]