Foi apresentado aos media, hoje de manhã em Lisboa, o FLiP 10, a nova versão do conhecido corrector ortográfico e sintáctico da língua portuguesa em aplicações de processamento de texto e edição digital. Já passaram 20 anos desde que a Priberam apresentou esta sua plataforma, tornando-se imediatamente numa referência e na ferramenta de eleição dos maiores grupos de média em Portugal e no Brasil e de instituições que procuram a maior qualidade de correcção possível, como é o caso da Comissão Europeia ou da Imprensa Nacional Casa da Moeda, entre muitas outras.
Compatível com o Windows 10 e o Office 2016, o FLiP 10 inclui um léxico geral e dicionários temáticos totalmente revistos, incorpora uma nova edição do Dicionário Priberam (que passou de cerca de 100.000 para mais de 120.000 entradas) e é ainda compatível com o Open Office e as versões mais recentes das aplicações da Adobe como é o caso do InCopy e do InDesign.
A Priberam estima que o FLiP 10 tem uma capacidade de correção de erros cerca de 5 vezes superior à das ferramentas de correção ortográfica e sintática nativas do Office 2016.
Carlos Amaral, CEO da Priberam, disse a propósito que “o FLiP 10 inclui o know-how na área do software linguístico que desenvolvemos ao longo das últimas duas décadas e continua a demonstrar que constitui um real valor acrescentado para todos aqueles que levam muito a sério a escrita do Português em qualquer das suas variantes”.
Existem diferenças na comercialização desta 10ª versão que só estará disponível para compra através de download; O suporte físico será apenas disponibilizado em Angola e Moçambique.
O FLiP 10 terá igualmente uma edição específica para o mercado brasileiro (FLiP 10 Brasil) onde, pela primeira vez, a Priberam irá permitir o pagamento do programa através de “Boleto Bancário”, um dos mais populares métodos de pagamento utilizados no Brasil.
As edições do FLiP destinadas à plataforma MacOS (FLiP:mac 4 e FLiP:mac 4 Brasil) irão para já manter as mesmas funcionalidades; contudo, será disponibilizado um patch gratuito para compatibilidade com a versão El Capitan do sistema operativo da Apple.
O FLiP 10 é retro-compatível até ao Windows Vista/2003 Server, ao Office 2007 e às ferramentas Adobe CS2.
O FLiP 10 pode ser obtido a partir de www.priberam.pt/store/loja.aspx. O seu preço é de €59,99. O preço para actualização a partir das versões 7, 8 e 9 é de €39,99.