“Nu Vermelho”, de Henri Matisse. Henri-Émile-Benoît Matisse foi um artista francês, conhecido pelo uso da cor.
Figura majestosa e harmónica, eis uma pintura encantada de optimismo pela envolvência da cor e da luz. Pode-se assinalar como um tema alegre e quente, em que todo o trabalho é consagrado à composição. A forma é determinante, as cores são sempre vivas, brilhantes, de que resulta uma luminosidade própria muito acentuada. O requinte é vibrante e pouco lhe interessa o conteúdo.
Informação adicional
Artista: Henri Matisse
Local: Museu de Arte Walters
Criação: 1935
Período: Expressionismo
Nota de edição
Henri Matisse 1869-1954
Henri-Émile-Benoît Matisse,
foi um artista francês, conhecido pelo uso da cor e sua arte de desenhar, fluída e original.
Foi um desenhista, gravurista e escultor, mas é principalmente conhecido como um pintor. Matisse é considerado, juntamente com Picasso e Marcel Duchamp, como um dos três artistas do século XX, responsável por uma evolução significativa na pintura e na escultura.
Embora fosse inicialmente rotulado de fauvista (uso de cores puras, sem misturar com outras), na década de 1920 ele foi cada vez mais aclamado como um defensor da tradição clássica na pintura francesa.
O seu domínio da linguagem expressiva da cor e do desenho, exibido num conjunto de obras ao longo de mais de meio século, valeram-lhe o reconhecimento como uma figura de liderança na arte moderna.
Fonte: Wikipédia