“O Aguerrido “Témeraire” Rebocado até ao seu Último Pouso para Ser Desmanchado”, de William TurnerPintura muito preferida do pintor, numa altura em que o seu domínio sobre a cor é definitivo. Grande harmonia no relacionamento das cores primárias do azul e do estonteante amarelo, que evoluiu de um vermelho que se deixa evanescer.
Este “Temeraire” foi um barco muito valioso que chegou ao fim da sua carreira. Ele vai ser destruído, não sem a homenagem notável de Turner, que abandonará a representação realista para passar ao “encantamento”, inexcedível, da sua afirmação pela cor. Ela vai, a partir daqui, ocupar todo o imaginário do mestre. Deslumbrando-nos.
Informação adicional
Título: The Fighting Temeraire
Artista: William Turner
Dimensões: 91 cm x 1,22 cm
Local: National Gallery
Material: Tinta a óleo
Criação: 1839
Período: Romantismo
Nota de edição
William Turner
1775-1851
Joseph Mallord William Turner considerado por alguns um dos precursores da modernidade na pintura, em função dos seus estudos sobre cor e luz.
Em 1789, ingressa na Real Academia de Artes de Londres. Começou como pintor topográfico e pouco a pouco foi se inclinando para as paisagens, principalmente as marinhas. Em 1802 foi admitido como membro da Academia de Londres. Algum tempo depois, fez sua primeira viagem ao continente. Ficou entusiasmado com a pintura dos grandes mestres no Museu do Louvre. Lorrain e Poussin eram seus pintores preferidos.
Turner dedicou-se à pintura da paisagem com paixão, energia, força, interpretando seus temas de forma ética. Os seus trabalhos transmitiam uma emoção extrema e foi considerado o ponto culminante da paisagem romântica. Turner foi extremamente precoce, brilhante e bem sucedido. Iniciou na arte aos 13 anos com seus desenhos e com 15 anos atingiu sua reputação. Era um homem solitário, sem amigos e quando pintava não permitia a presença de pessoas, mesmo que fossem outros artistas.
De 1830 a 1840, Turner deixou de lado a forma e criou espaços voláteis de nuvens e cores, como em Chuva, Vapor e Velocidade (1844), por exemplo, que remete aos quadros abstractos do século XX. Não é sem motivo que foi qualificado por muitos historiadores como o primeiro pintor de vanguarda.
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