“O Beijo”, de Gustav Klimt. Pintor simbolista austríaco.
Pintor de inúmeras influências, era a arte bizantina, que conheceu em Ravena (à v/ curiosidade), que lhe transmitia uma “alma” nova. Mas também a pintura italiana o fascinava.
Profunda envolvência do casal como um todo, à volta de dourados luxuriantes e de um tapete ajardinado, onde ajoelham as carícias envolventes da ligação (directa) à terra. As figuras geométricas nas roupas representam símbolos sexuais.
Embora muito raramente, nem sempre publico pinturas do meu agrado embevecido. Este é um desses casos.
Informação adicional
Artista: Gustav Klimt
Dimensões: 180 cm x 180 cm
Local: Upper Belvedere
Material: Óleo sobre tela
Criação: 1907–1908
Género: Retrato
Nota de edição
Gustav Klimt
1862-1918
Gustav Klimt foi um pintor simbolista austríaco.
Em 1876, estudou desenho ornamental na Escola de Artes Decorativas. Associado ao simbolismo, destacou-se dentro do movimento art nouveau austríaco e foi um dos fundadores do movimento da Secessão de Viena, que recusava a tradição académica nas artes, e do seu jornal, Ver Sacrum. Klimt foi também membro honorário das universidades de Universidade de Munique e Viena. Os seus maiores trabalhos incluem pinturas, murais, esboços e outros objetos de arte, muitos dos quais estão em exposição na Galeria da Secessão de Viena.
Fonte: Wikipédia
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.