Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Julho 28, 2024

O Carnaval acende Goa novamente este ano

Johann Fernandes, em Goa
Johann Fernandes, em Goa
Jovem advogado e estudante da Faculdade de Direito de Salgaocar, afiliada à Universidade de Goa. Está a fazer mestrado com especialização em direito constitucional e administrativo

Assim como no Brasil, embora não tão extravagante, o Carnaval também é celebrado em Goa. A celebração marca o clímax da alegria logo antes do início da quaresma. O carnaval goês é o maior e o mais participado evento do seu tipo na Índia. A tradição católica e profana remonta ao século XVIII e foi trazida até aqui pelos portugueses, mas estava em declínio constante no fim do antigo regime. Após a anexação de Goa, em 1961, pela União da Índia, o evento foi revivido, sendo visto como uma enorme oportunidade de ganhar receitas do turismo. A grande celebração atrai grandes multidões de turistas indianos que vêm a Goa para ter uma experiência de algo que contrasta completamente com a sua cultura. O carnaval também atrai grandes quantidades de turistas estrangeiros.

Assim como em Portugal e no Brasil, Goa também vive durante o período do carnaval sob o domínio do rei Momo, que é retratado por personagens diferentes todos os anos. Este ano, Bruno Azaredo, da aldeia de Utorda, no sul de Goa, desempenhou o papel do rei fictício turbulento que foi acompanhado pela sua rainha representada por Audrey Da silva, que inauguraram o evento.

A ocasião prosseguiu com a participação esmagadora da comunidade católica, bem como da comunidade hindú e muçulmana de Goa. Nos últimos anos, as tensões comunais na Índia têm aumentado. Poucos dias antes das comemorações terem começado, o líder de um partido regional goês, o partido Maharashtrawadi Gomantak, e o ministro do departamento de obras públicas, Sudin Dhavalikar, fez observações acerca do facto de o Carnaval não fazer parte da Cultura Goesa, no entanto, o seu partido não iria interferir nas Celebrações, bem como o seu colega o ministro do turismo.

O bom rei Momo então, acompanhado de sua comitiva real, liderou o principal desfile de flutuadores na capital no dia 10 deste mês. O desfile, este ano, não foi realizado na cidade de Panjim, mas no Miramar (Gaspar Dias) – Caranzalem, auto-estrada que termina em Dona Paula. A estrada recentemente construída com vista para as praias cênicas de Miramar e Caranzalem.

As festividades continuaram nos três dias seguintes com desfiles nas cidades de Margao e Ponda, no domingo, Vasco da Gama e Curchorem na segunda-feira, e em Mapuçá e Morgim na terça-feira. As celebrações continuaram na cidade de Panjim,e  à noite na Praça do Samba, no Jardim Garcia De Orta, ao lado da Igreja principal de Nossa Senhora da Conceição.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -