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Sexta-feira, Novembro 1, 2024

O Cerco de Leningrado: Shostakovich e a escovação aérea da história

Jenny Farrel
Jenny Farrel
Nascida na República Democrática Alemã, vive na Irlanda desde 1985; Ela é professora, escritora e editora. Ela escreveu um livro sobre o Romantismo Revolucionário Inglês e uma introdução marxista às tragédias de William Shakespeare. Ela escreve para a imprensa comunista na Irlanda, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Alemanha, Brasil e Portugal e editou antologias de escrita da classe trabalhadora na Irlanda

A Guerra Fria contra a Rússia – anteriormente destinada à União Soviética – continua. Isto inclui a remoção da memória pública das muitas atrocidades cometidas pela Alemanha nazista contra a população soviética e o papel heróico desta última na derrota do fascismo.

Em 22 de junho de 1941, a Alemanha invadiu a URSS. Isso resultou em um holocausto no qual pelo menos 25 milhões de soviéticos pereceram, mais da metade dos mortos da Segunda Guerra Mundial.

Um dos atos mais horrendos de barbárie foi o bloqueio alemão de Leningrado, hoje conhecido como São Petersburgo. Durante quase 900 dias, de 8 de setembro de 1941 a 27 de janeiro de 1944, todos os suprimentos foram cortados, e o povo de Leningrado morreu sistematicamente de fome. Mais de um milhão de pessoas morreram em Leningrado.

O Cerco de Leningrado foi gravado não somente em livros, mas também em música. Um residente em Leningrado na época era o compositor Dmitri Shostakovich. Ele começou a trabalhar em uma sinfonia imediatamente após o início do ataque, expressando seus pensamentos sobre a vida soviética e a capacidade de seu povo de derrotar os fascistas. Esta sinfonia, sua sétima, é conhecida como a de Leningrado.

Ela tem quatro movimentos. O primeiro se intitula Guerra e começa com a música lírica descrevendo uma vida pacífica na URSS antes da invasão fascista. Um violino solo é interrompido por um tambor distante e pelo “tema da invasão”, que se repete doze vezes com um número crescente de instrumentos, crescendo cada vez mais alto e com um som cada vez mais agudo, criando uma profunda sensação de mal-estar. Os tambores militares pontuam esta seção, que termina em um grito de dor e horror. Segue-se uma passagem mais calma – uma flauta solo, depois um fagote, de luto pelos mortos. O acompanhamento é fragmentado, expressando assim as pessoas quebradas que ele lamenta. As dissonâncias dominam.

No segundo movimento, Memórias, o humor muda para tempos mais felizes, algumas melodias de dança, embora uma nota de tristeza também esteja presente.

A música do terceiro movimento, Wide Expanses of Our Land, afirma o heroísmo do povo, seu humanismo, e a grande beleza natural da Rússia. O movimento é um diálogo entre o coro, o consolo dado pelo esplendor da pátria, e a voz solo – os violinos, o indivíduo em tormento. Tanto o segundo como o terceiro movimento expressam a convicção de Shostakovich de que “a guerra não destrói necessariamente os valores culturais”.

Sobre o movimento final, Vitória, comentou Shostakovich:

“Minha idéia de vitória não é algo brutal; ela é melhor explicada como a vitória da luz sobre as trevas, da humanidade sobre a barbárie, da razão sobre a reação”.

O movimento começa descrevendo, musicalmente, as pessoas que trabalham em tempo de paz, cheias de esperança e felicidade, à medida que os tambores e as armas de guerra as superam. A música marcha, luta e resiste. A vitória não vem facilmente. Shostakovich começa com o rolo de tímpano que concluiu o lento terceiro movimento e gradualmente acrescenta outras vozes. Lentamente, a música avança para sua conclusão, com fanfarras de latão e quedas de címbalos. Ela força seu caminho para o grande C brilhante – a chave de vitória otimista. No entanto, os acordes finais nesta mais magnífica das teclas contêm um som doloroso. Em pleno reconhecimento das realidades, do inimaginável sofrimento da guerra, a sinfonia não pode terminar em simples triunfo.

Shostakovich compôs a maior parte da sinfonia enquanto esteve sitiada em Leningrado. Apesar de suas objeções, o governo soviético evacuou a família Shostakovich junto com outros artistas durante vários meses para dentro do bloqueio. O Leningrado foi apresentado em 9 de agosto de 1942, em sua cidade natal sitiada. A partitura foi levada por via aérea através das linhas nazistas. A orquestra só tinha mais 15 músicos, portanto, mais foram chamados da frente.

Uma tocadora de clarinete nesta apresentação histórica, Galina Lelyukhina, lembrou os ensaios:

“Eles disseram no rádio que todos os músicos vivos foram convidados. Era difícil andar. Eu estava doente de escorbuto, e minhas pernas estavam muito doloridas”. No início éramos nove, mas depois chegaram mais pessoas. O maestro Eliasberg foi trazido em marreta porque a fome o tinha deixado tão fraco”.

Naquela noite, o salão estava lotado. As janelas e as portas estavam abertas para que os que estavam do lado de fora pudessem ouvir. A música foi transmitida nas ruas e para as frentes para inspirar toda a nação. O Exército Vermelho planeja interromper a apresentação, bombardeando o inimigo com antecedência, para garantir o silêncio durante as duas horas necessárias para o show.

A sobrevivente do bloqueio, Irina Skripacheva, lembra-se:

“Esta sinfonia teve um enorme impacto sobre nós. O ritmo incitava uma sensação de elevação, vôo… Ao mesmo tempo, podíamos sentir o ritmo assustador das hordas alemãs. Foi inesquecível e avassalador”.

Hoje, ao longo da fronteira ocidental da Rússia, tanques e tropas da OTAN (incluindo alemães, entre eles) se preparam para a guerra.


Texto em português do Brasil

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