A opinião pública tem sido “inundada” de frases soltas, mas de grande impacto. Algumas dessas frases têm andado em voga na comunicação social e em alguns eventos mais reservados. Por algumas delas me parecerem vazias de conteúdo, seleccionei sete de entre as mais evocadas e peço que me acompanhem na sua “desmontagem”.
A 1ª frase – “Os Países mais pequenos têm dificuldade em defender os seus interesses” !
Na verdade Portugal é um médio país, em termos Europeus, e pequeno do Sistema global das Nações. A sua situação Geopolítica tem, no entanto, duas vertentes:
- a) A nível Europeu – é um país excêntrico dos centros de decisão e de poder, mas está inserido na UE como membro de pleno direito, com Direito de Veto se invocado o “Interesse Nacional Vital”;
- b) A nível Atlântico – país no centro da confluência do centro de decisão internacional mais importante: O eixo: Washington/Londres, e com acessos privilegiados ao Continente Sul Americano e África (Atlântico Sul) onde nas duas margens se fala Português;
- c) A nível do Mediterrâneo – Portugal tem a “chave” da entrada neste mar e desempenhou (e pode desempenhar) um importante papel na sua defesa e segurança.
Como se pode inferir, Portugal é muito mais que um pequeno país europeu.
O problema é que desde há mais de 40 anos que não há Estadistas nem Estrategas do Poder dos Estados, em Portugal, que potenciem estes elementos. Para aproveitar bem tais factores, e maximizá-los, deveria haver um Plano Estratégico Nacional.
Que não há!
Até quando?