Narrativas simplistas não ajudam os alunos a refletir sobre as muitas decisões polêmicas tomadas pelos EUA e seus aliados após o 11 de setembro, como o uso de evidências maquiadas para justificar a invasão do Iraque em 2003.
por Jeremy Stoddard e Diana Hess, em The Conversation | Tradução de Cezar Xavier
A frase “Nunca se esqueça” costuma ser associada aos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. Mas o que essa frase significa para os estudantes americanos que são jovens demais para se lembrar? O que eles estão sendo solicitados a nunca esquecer?
Como pesquisadores de educação em currículo e instrução, estudamos desde 2002 como os eventos de 11 de setembro e a guerra global contra o terrorismo estão integrados às salas de aula e aos currículos de nível médio dos Estados Unidos. O que descobrimos é uma narrativa relativamente consistente que enfoca o 11 de setembro como um ataque chocante e sem precedentes, o heroísmo dos bombeiros e outros socorristas e uma comunidade global que apoiou os EUA em sua perseguição aos terroristas.
Essa narrativa está em currículos oficiais, como livros didáticos e padrões estaduais, bem como em muitos dos materiais mais populares que os professores relatam usar, como filmes documentários.
Embora homenagear as vítimas e ajudar uma nova geração a compreender o significado desses eventos sejam importantes, acreditamos que há riscos inerentes em ensinar uma narrativa nacionalista simples de heroísmo e maldade.
Comemoração anual
Em nossa pesquisa com 1.047 professores do ensino médio nos Estados Unidos, realizada no final de 2018, descobrimos que a maioria dos professores de história tende a lecionar sobre o 11 de setembro, principalmente na data do aniversário de cada ano.
Com base nas temáticas ministradas, nos materiais didáticos e nas descrições das aulas, a instrução enfatiza a comemoração dos ataques e das vítimas. Os professores também tentam ajudar os alunos que não estavam vivos em 11 de setembro a entender a experiência de quem testemunhou os acontecimentos na TV naquele dia. Eles relatam compartilhar suas próprias lembranças, mostrando notícias ou imagens documentais dos ataques e se concentrando nos detalhes do dia e nos eventos que se seguiram.
Os professores pesquisados consideram o 11 de setembro significativo – e acreditam que ensiná-lo honra a meta de nunca esquecer. No entanto, eles descreveram o desafio de reservar um tempo para discutir esses eventos quando os padrões de sua classe não os incluíssem necessariamente ou incluíssem tópicos relacionados ao 11 de setembro apenas no final do ano letivo. Como resultado, as aulas geralmente são limitadas a uma sessão de aula no aniversário ou próximo a ele. Também é ensinado fora do contexto histórico, visto que o aniversário chega no início do ano letivo e a maioria dos cursos de história dos Estados Unidos começam em 1400 ou na era pós-Guerra Civil dos Estados Unidos.
Riscos de uma narrativa simples
Ensinar o 11 de setembro como um evento comemorativo do aniversário também geralmente evita uma investigação mais profunda sobre o papel histórico dos EUA no Oriente Médio e no Afeganistão. Isso inclui, por exemplo, armar lutadores mujahedeen contra os soviéticos no Afeganistão na década de 1980 e ajudar o presidente iraquiano Saddam Hussein na guerra contra o Irã também nos anos 1980.
Uma abordagem mais aprofundada, por outro lado, poderia explorar como as ações dos EUA contribuíram para a formação da Al Qaeda, que bombardeou o World Trade Center em 1993 e depois realizou ataques às embaixadas dos EUA na África Oriental, bem como no USS Cole, um navio da Marinha abastecendo no Iêmen, nos anos anteriores ao 11 de setembro.
Narrativas simplistas não ajudam os alunos a refletir sobre as muitas decisões polêmicas tomadas pelos EUA e seus aliados após o 11 de setembro, como o uso de evidências maquiadas para justificar a invasão do Iraque em 2003.
E eles potencialmente reforçam a retórica política que pinta os muçulmanos como terroristas em potencial e ignoram os ataques xenófobos contra muçulmanos americanos após os ataques de 11 de setembro.
Diferenças geracionais entre professores
Muitos professores, no entanto, envolvem os alunos nas complexidades desses eventos. Professores do ensino médio relatam incluindo o 11 de setembro como parte de sua discussão sobre o Islã em um debate sobre religiões do mundo; professores de história mundial preferem colocá-lo no contexto do Oriente Médio moderno.
Para cursos de história dos EUA organizados em ordem cronológica e usando livros amplamente disponíveis, a mudança para currículos e testes padronizados em muitos estados dos EUA pode dificultar a incorporação de eventos atuais de maneiras significativas. Os professores nos dizem que sentem que não há espaço ou tempo para desviar. Muitos terminam seu curso na década de 1980 ou passam pelas últimas décadas superficialmente. Alguns são criativos e associam o 11 de setembro a outros ataques terroristas, como o atentado a bomba em 1886 contra um protesto trabalhista na Praça Haymarket em Chicago.
Os professores mais jovens, em particular, relataram objetivos diferentes para seus alunos que vão além da comemoração ou do foco na natureza chocante dos eventos do dia. Eles querem que os jovens reconheçam como os eventos e políticas que se seguiram ao 11 de setembro impactaram a vida diária de maneiras que eles talvez não percebessem. Isso reflete sua própria experiência, que era menos uma memória vívida do dia dos ataques, mas talvez lembretes constantes dos níveis de ameaça de terrorismo codificados por cores emitidos pelo Departamento de Segurança Interna de 2002 a 2011. Eles querem que os alunos entendam a recente evacuação do pessoal dos EUA do Afeganistão em relação ao 11 de setembro e ao papel dos EUA no Afeganistão na década de 1980. Ou para examinar as disposições do USA Patriot Act de 2001, o que permitiu maior vigilância dos cidadãos norte-americanos.
Aprendendo com o 11 de setembro
Se o objetivo do ensino de história é desenvolver cidadãos que usam o conhecimento do passado para compreender o presente e informar decisões futuras, os educadores precisam ajudar os alunos a aprender com o 11 de setembro e a guerra ao terror, e não apenas sobre eles. Isso significa ir além dos fatos do dia e dos aspectos da memória coletiva para também se envolver na investigação de por que eles aconteceram e como os EUA e outras nações reagiram.
Os professores podem usar as notícias daquele dia para comemorar e como ponto de partida para a investigação dos alunos. Os alunos podem questionar por que a imagem de Osama bin Laden foi apresentada uma hora e meia após o primeiro avião atingir o World Trade Center, e como os especialistas americanos sabiam que ele estava escondido no Afeganistão. Eles podem explorar o Resumo Diário do Presidente de 6 de agosto de 2001, que destacou a ameaça de Bin Laden planejando um ataque aos EUA, ou o memorando da CIA do final dos anos 1980 que delineou os perigos de abandonar os mujahedeen.
Muitos recursos atualizados estão disponíveis para os professores utilizarem para as aulas do 11 de setembro. Esses recursos incluem as perspectivas de veteranos, intérpretes e refugiados afegãos e iraquianos, muçulmanos e sikhs americanos e outros nem sempre incluídos.
“Nunca se esqueça” para os alunos de hoje pode começar ensinando-lhes aspectos do 11 de setembro que parecem ter sido negligenciados, apagados ou esquecidos.
por Jeremy Stoddard e Diana Hess, em The Conversation | Texto original em português do Brasil, com tradução de Cezar Xavier
Exclusivo Editorial PV / Tornado
- Jeremy Stoddard, Professor de Currículo e Instrução na Universidade de Wisconsin-Madison
- Diana Hess, Professora de Currículo e Instrução e Reitora da Escola de Educação da Universidade de Wisconsin-Madison