“O Sonho de Sta. Ursula”, de Vittore Carpaccio. Vittore Carpaccio foi um pintor italiano da Escola de Veneza.
O anjo entra no quarto da jovem com uma palmeira na mão, que simboliza o seu martírio. Vai comunicar-lhe em sonho que a sua morte se aproxima.
O mais relevante nesta pintura é a extraordinária desenvoltura do desenho. Os magníficos pormenores dos elementos decorativos mostram o interior de um palácio do Renascimento, nos finais do século XV.
Os cravos e os lírios colocados nas janelas muito a propósito, simbolizam o amor terrestre e o amor celestial. Não podendo deixar de se notar a perspectiva devido à abertura das janelas para criar, assim, o ponto de fuga.
Informação adicional
Artista: Vittore Carpaccio
Título: The Dream of St Ursula
Dimensões: 274 cm x 267 cm
Técnica: Têmpera sobre tela
Criação: 1495
Local: Gallerie dell’Accademia, Veneza
Género: Arte sacra
Nota de edição
Vittore Carpaccio
1465-1525/1526
Vittore Carpaccio foi um pintor italiano da Escola de Veneza, que estudou com Gentile Bellini. É muito conhecido pelas nove pinturas chamado A Lenda de Santa Úrsula, ou Histórias de Santa Úrsula.
O seu estilo é um tanto conservador, mostrando pouca influência do Humanismo da Renascença, que transformou a pintura do Renascimento durante a época em que viveu. Influenciou-se pelo estilo de Antonello da Messina e da arte dos Países Baixos. Por essa razão, e também porque muitos de seus melhores trabalhos permanecerem em Veneza, sua arte tem sido negligenciada em comparação a outros seus contemporâneos.
Carpaccio nasceu em Veneza. Pouco se sabe sobre sua vida, mas acredita-se que seus principais trabalhos foram executados entre 1490 e 1519.
Em 1490, começou a pintar a famosa Lenda de Santa Úrsula, para a Scuola di Santa Orsola dedicada à Santa, uma fraternidade social e beneficente de famílias ricas de Veneza. Durante sua vida, especializou-se em pinturas que narram cenas bíblicas. A sua obra é cheia de detalhes, num tom quase medieval.
Entre 1504 e 1508 realizou um conjunto de pinturas sobre a História da Virgem para decorar a antiga sala do Albergo da Escola de Santa Maria dos Albaneses, em Veneza, entre elas a Visitação, pinturas que actualmente se encontram dispersas por vários museus.
(Wikipédia)
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.