Quinzenal
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Dezembro 22, 2024

Olha laranja, minha senhora!…

Olha laranja, minha senhora, olha tangerinaaaa minha senhoraaaa, tem maboquinha docinhaaaaa com vitaminaaaa… É peixe é peixe é peixeeeeeeee…Pregões que encantavam a nossa cidade, que era enfeitada com os multicoloridos cestos carregados de subsistência, circulavam pelas artérias da cidade umas com filhos as costas outras com tristezas no coração, mas todas tinham em comum a devoção e os pés incansáveis na busca do pão.

Traziam em cada cesto a esperança do menino que ansiava pelo caderno, e o xarope para a cura do sofrimento.

Trajavam panos multicoloridos que impunham respeito e na ponta do pano o punhado de farinha com açúcar para seduzir a criançada…

Eram elas as incansáveis guerreiras, hoje substituídas por uma geração mais emergente, que vende até a alma e polui a cidade com megafones e embalagens .

Hoje é mais difícil, a fome é mais agressiva, e o processo cobra mais, cobra NET, cobra luz , cobra agua, propina, renda …. Cobra até imposto de consumo e este desempregado povo busca nas veias desta cidade o sangue para sobrevivência.

Tirem-nos o lixo na cidade, as esquina fétidas de urina, os delinquentes mascarados de ambulantes… Mas por favor não tirem o aroma do bombo com ginguba que acorda de manha, nos abastecendo e revigorando para enfrentar o dia… As banheiras cheias de frutas… As peixeiras… Muito menos os manicures que ambulantes. Somos um povo que vê na diversidade uma lição para a liberdade, o desemprego não nos tem intimidado porque para tudo há sempre uma solução.

 

A autora escreve em PT Angola

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -