“Os Britadores de Pedra”, por Gustave Courbet, pintor revolucionário e socialista.
O POVO NA ARTE
Primeira obra-prima do pintor, foi destruída pelo ataque bárbaro e cobarde da RAF, à cidade de Dresden, que não era um objectivo militar da II Guerra Mundial.
Dirigente da Comuna de Paris e marxista, foi um criador especialmente atento ao povo, deixando-o na sua obra numa posição de destaque. É o pintor mais destacado do Realismo!
Convincente a pobreza que sai do quadro, absolutamente real a dureza do trabalho que adivinhamos, apropriadas as cores terrosas do ambiente. Atente-se ao pormenor da panela e do pão aguardando, o descanso breve para reforço do trabalho que segue.
Gustave Courbet 1819-1877
Jean Désiré Gustave Courbet foi um importante pintor francês do século XIX, considerado um dos principais representantes do Realismo nas artes plásticas.
Além da pintura, dedicou-se ao activismo político, defendendo ideias democráticas, republicanas e socialistas. As suas ideias e acções deram-lhe fama de revolucionário e socialista, o que acabou por o prejudicar na sua carreira artística, principalmente nos meios mais tradicionais do mundo das artes.