As redes de pesca fantasmas são uma das armadilhas mais perigosas para a fauna marinha e uma enorme ameaça ambiental para o Mundo. Perdidas ou abandonadas no mar, elas permanecem centenas de anos no oceano matando indiscriminadamente peixes, crustáceos, e mamíferos como leões-marinhos ou golfinhos.
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) diz que há cerca de 640 mil toneladas de redes fantasmas à deriva nos oceanos. Na semana em que se assinalou o dia do Ambiente e o dia dos Oceanos, a organização estima também que são oito milhões, as toneladas de plástico despejadas todos os anos no mar.
Como o plástico é um derivado do petróleo o processo de decomposição pode levar centenas de anos. Está declarada a luta às embalagens e outros resíduos de plásticos que levados pelos rios e chuva são hoje o inimigo a abater na cruzada pelo mundo sustentável.
Foto: Jordi Chias / naturepl.com
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.