Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Novembro 5, 2024

Ouriço-do-mar: uma iguaria ameaçada?

De 31 de Março a 9 de Abril, a Ericeira recebe a 3ª Edição do Festival do Ouriço-do-mar, uma iguaria ainda desconhecida de muitos, e que por esses dias irá revelar todo o seu sabor e potencial.

Mais do que um evento gastronómico, o festival é uma oportunidade para conhecer a fundo esta espécie, o seu habitat, características biológicas e até factores sociais e ambientais que, atualmente, ameaçam esta criatura marinha.

A protecção da espécie é o mote das Jornadas Técnicas que se realizam na Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva, localizada no centro da vila da Ericeira, um conjunto de sessões e palestras a decorrer no dia 1 de Abril e especificamente dedicadas à investigação e projectos relacionados com a preservação do ouriço-do-mar.

As actividades das Jornadas serão dinamizadas por investigadores do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. Será feito o ponto da situação sobre a pesca e o cultivo do ouriço-do-mar, bem como as estratégias para levar a cabo a sua exploração económica sem provocar impactos nas populações selvagens.

Serão também apresentados os projectos candidatos ao MAR 2020 – Ouriceira Mar – que integra o estudo sobre a ecologia e a exploração de ouriços-do-mar na Ericeira e regiões adjacentes – e o Ouriceira Aqua – que visa criar as bases para o cultivo da espécie na região e em Portugal.

A segunda parte, dedicada ao debate sobre Turismo Gastronómico, será centrada em temas como o impacto da enogastronomia no turismo culinário, promoção turística de recursos e produtos endógenos e desenvolvimento económico dos territórios.

Durante os restantes dias do Festival do Ouriço-do-mar, a Câmara Municipal de Mafra, que promove a iniciativa, propõe ainda acompanhar e participar numa série de experiências gastronómicas nos 24 restaurantes aderentes, em cujas ementas o ouriço-do-mar adquire um especial protagonismo.

Terão lugar, também, sessões de showcooking pedagógicos e degustações, nos Sábados dias 1 e 8 Abril à tarde, no Mercado Municipal da Ericeira, com a presença de reputados chefs nacionais e internacionais.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -