Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Julho 17, 2024

Pagamento com Cartão Contactless: como funciona?

É natural que já tenha ouvido falar de pagamento contactless, mas o que quer exactamente isso dizer? Como funciona o cartão contactless? Quais são as mais-valias da tecnologia contactless?

Tudo sobre a tecnologia contactless

É natural que já tenha ouvido falar de pagamento contactless, mas o que quer exactamente isso dizer? Como funciona o cartão contactless? Quais são as mais-valias da tecnologia contactless? De uma forma muito resumida, e de acordo com a Redunicre o contactless é uma nova tecnologia de pagamento que permite que a transacção seja mais rápida e simples através da aproximação do cartão ao Terminal de Pagamento Automático (TPA) sem ter que inserir o código PIN. Por norma, o cartão contactless tem que estar a menos de quatro centímetros do TPA para que a tecnologia contactless funcione. Esse terminal tem também que estar preparado para receber pagamento contactless, que funciona através de sinais de radiofrequência.

A tecnologia contactless está presente em cartões de débito, cartões de crédito, cartões pré-pagos e pode ser ainda utilizada através do smartphone, relógios ou pulseiras. Também conhecida como tecnologia NFC (Near Field Communication) está presente em dispositivos com os sistemas iOS, Windows Phone e Android, funcionando depois com as necessárias aplicações. Segundo dados da Visa Europa, cerca de 1,1 bilião de transacções com a tecnologia contactless realizaram-se na Europa entre os Verões de 2014 e 2015, representando 225 biliões de euros em vendas ou serviços pagos com cartões contactless. Estes números reflectem também a qualidade da tecnologia contactless da VISA, assegurada pelos mais elevados padrões de qualidade, confiança e segurança. Qualidades que se traduzem em mais vendas, mais rapidez, uma melhor gestão da tesouraria, mais segurança, garantia de pagamento e transacções médias mais elevadas

Para além de facilidade, rapidez e comodidade quando se faz pagamentos de pequenos montantes, o cartão contactless proporciona uma maior segurança ao seu utilizador, visto que possibilita fazer pagamentos sem que o mesmo saia da sua mão e sem que este tenha que inserir o seu código PIN em público. A tecnologia contactless é imediatamente activada assim que se usa o cartão pela primeira vez, seja numa caixa automática ou quando se realizar um pagamento num TPA com o PIN associado ao cartão. Para aferir se tem um cartão contactless deve confirmar se o seu cartão tem no seu lado direito o símbolo da tecnologia contactless, um sinal de radar similar, por exemplo, ao do Wi-Fi. O mesmo sinal identifica também os TPA’s aptos a receber pagamento contactless. Mesmo com um cartão destes pode sempre efectuar pagamentos em terminais que não estejam equipados com esta tecnologia.

Como funciona o pagamento contactless?

  1. O comerciante introduz o valor da transacção no TPA. Sem que isso aconteça, a tecnologia contactless não funciona por si só;
  2. O cliente confirma, obviamente, o valor;
  3. Depois de confirmar o valor, o cliente aproxima o cartão do respectivo TPA;
  4. Até que a transacção fique realizada, o TPA não realizará novas transacções;

Olhando para o cartão contactless sob a perspectiva da segurança importa reter que estes são seguros. Os emissores de cartões estabeleceram um protocolo que garante a segurança destes cartões contactless. Através do estabelecimento de um montante máximo por transacção através do cartão contactless e um limite de pagamento contactless consecutivos. Cada transacção não pode exceder o valor máximo permitido – 20 euros, por norma – e existe um valor de pagamentos contactless consecutivos – habitualmente, 60 euros. Quando atingir o limite de pagamentos contactless consecutivos terá que fazer uma transacção usando o PIN antes de regressar às operações em que não precisa de o usar. E ao atingir o limite de transacções consecutivas sem introduzir o código PIN, só poderá voltar a fazer uma operação deste género depois de uma operação num TPA ou caixa automática em que insira o PIN do cartão. Mesmo cumprindo os limites pré-definidos, pode eventualmente ser-lhe pedido que digite o PIN, sendo essa uma medida de segurança extra que torna ainda mais robusta a linha de confiança em torno da tecnologia contactless.

Através desta mesma tecnologia, e mais recentemente a Redunicre passou a aceitar pagamentos através do iPhone ou Apple Watch nos seus 96.000 terminais em Portugal. Além disso a Redunicre, está atenta aos novos paradigmas de pagamentos, pois o potencial de crescimento deste tipo de soluções de pagamento, complementadas com novas funcionalidades, estão cada vez mais a surgir no mercado.


Receba regularmente a nossa newsletter

Contorne a censura subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Uma Aventura | Na Caixa

Manuel de Azevedo

Auto-retrato, Pablo Picasso

Mentores espirituais

- Publicidade -