A Plataforma Aliança Inclusiva (PAI) – Terra Ranka, presidida por Domingos Simões Pereira, venceu as eleições parlamentares da Guiné-Bissau realizadas no passado dia 4 de Junho.
A coligação PAI – Terra Ranka, liderada pelo Engenheiro Civil Domingos Simões Pereira, doutorado em Ciências Políticas e Relações Internacionais pela Universidade Católica, tal como já tinha anunciado mesmo antes da Comissão Nacional de Eleições se ter pronunciado, venceu as eleições legislativas com maioria absoluta.
Simões Pereira (PAI – Terra Ranka), com 60 anos de idade, no período compreendido entre 2008 e 2012 foi Secretário-Executivo da CPLP e, em 2014/2015, foi Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau. A pensar nestas eleições, fez um acordo com 18 partidos políticos invocando a importância da inclusão e para conseguir alargar a base do seu eleitorado.
Os resultados divulgados pela Comissão Nacional de Eleições indicam que a PAI – Terra Ranka conseguiu 54 assentos parlamentares de um total de 102 disponíveis. Nestas eleições legislativas da Guiné-Bissau registaram-se mais de 900 mil eleitores.
por Luís dos Santos, Angola