Azul, a cor original que está de volta às fachadas do Palácio de Queluz. Para assinalar esta etapa das obras de restauro do palácio, a Parques de Sintra presenteia todos os interessados com um concerto virtual grátis. Concerto este, que terá lugar nos próximos dias 20, 21 e 22 de Janeiro.
É um concerto em video mapping, “Regresso ao Palácio – A Viagem Concerto”, composto por temas de Händel, Bocherini e Mozart tocados pela orquestra Divino Sospiro. Será projectado nas fachadas exteriores do monumento, sendo uma estreia absoluta em Portugal.
Viagem Concerto
Fazer uma viagem ao séc. XVIII, viver e conviver com personagens que habitam o palácio e ter a oportunidade de ser uma dessas personagens, é o que este concerto nos promete, com este “Regressar ao Palácio”. Virtualmente, é-lhe proposta uma oportunidade de ver elementos do património artístico, histórico e decorativo do Palácio a ganhar vida com animações surrealistas, em que os tectos, tapeçarias e porcelanas se animam de forma mágica e poética.
As personagens estão caracterizadas com um elevado nível de detalhe, assim como os cenários onde vivem, transportando quem os vê para o séc. XVIII. Estas personagens são filmadas em estúdio, assim como os mais de 20 músicos que actuam neste concerto. São depois projectados virtualmente na fachada e inseridos nas animações 2D e 3D, que são sincronizadas com a música, conferindo dinamismo ao espectáculo.
Este concerto virtual é considerado uma das maiores projecções realizadas em Portugal, sendo que é feita ao longo de 200 metros de fachada, complementada com uma projeção 360º na estátua de D. Maria I.