Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Novembro 2, 2024

Parabéns Roger Daltrey

ROGER-3
Vocalista dos The Who festeja hoje 72 anos

Banda maior (enorme) do Rock, os The Who têm no seu vocalista Roger Daltrey uma das imagens de marca da banda. Um “frontman” enérgico, com uma dicção rara, capaz das vocalizações mais explosivas, como das interpretações mais intimistas. Mas Roger Daltrey, que se tem mantido sempre em actividade como cantor, foi também actor e gravou discos solo. Nascido em Londres, a 1 de Março de 1944, faz hoje 72 anos. “Happy Birthday” Roger Daltrey.

THE-WHO-FOToNo início da década de 60, Daltrey fundou os The Who juntamente com o guitarrista Pete Townshend, o baixista John Entwistle e o baterista Keith Moon. Nascia então uma das notáveis banda do rock que iria lançar um punhado de singles de sucesso e dois grandes LPs – “Who’s Next” “Live At Leeds”.

Em 1969, graças o talento do compositor/guitarrista Pete Townshend, iria surgir o duplo álbum “Tommy” – uma “rock opera” que ficou para sempre como uma das mais relevantes obras discográficas da História. “Tommy” seria um estrondoso êxito discográfico, mas também cinematográfico, com o filme realizado por Ken Russell, com Roger Daltrey a desempenhar o papel de Tommy – o estranho miúdo surdo mudo, que era imbatível a jogar “flippers”. Mas esta não foi única experiência de Roger Daltrey como actor, que interpretaria outros papéis no cinema, televisão e teatro.ROGER-2

As extraordinárias performances dos The Who nos três primeiros grandes festivais de música – Monterey (1967) Woodstock (1969) e Ilha de Wight (1970) – conferiram ao grupo a (justa) fama de serem a “mais explosiva” banda de rock no circuito internacional. Roger Daltrey, que nunca deixou o grupo, que ainda hoje dá concertos, embora da formação original dos The Who só restem ele e Pete, gravou também oito álbuns a solo entre 1973 e 1992. E uma das suas obras mais relevantes é precisamente o seu álbum de estreia a solo – “Daltrey” – lançado em 1973. Desse LP foi extraído um single com a canção “Giving It All Away” (ver vídeo), que chegou ao 5º lugar do TopTen britânico.

Há dois anos, em 2014, Roger Daltrey juntou-se ao ex-guitarrista dos Dr. Feelgood, Wilko Johnson, para gravarem um disco depois de Wilko se curar de um cancro que ameaçou seriamente a sua vida. E o LP “Going Back Home” é um excelente disco, uma grande obra de R&B, que foi recebida devidamente pelo público britânico, chegando mesmo ao 3ª lugar dos álbuns mais vendidos no Reino Unido.

https://www.youtube.com/watch?v=ou6xx70NyZ4

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -