Há 34 anos Ozzy Osbourne era preso a urinar na rua
Pioneiros do hard-rock, verdadeiros precursores do heavy-metal, os Black Sabbath são um dos mais antigos e relevantes nomes da cena rock mais pesada. Fundado em Birmingham em 1968, o grupo iria ter o seu primeiro grande sucesso com o álbum (e tema) “Paranoid” lançado em 1970. (ver vídeo). Toni Iommi, guitarrista e fundador da banda, faz hoje 68 anos. Parabéns Toni Iommi.
Originalmente formados por Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo), Ozzy Osbourne (voz) e Bill Ward (bateria), os Black Sabbath sofreram ao longo dos anos – a banda tem-se mantido em permanente actividade – várias entradas e saídas de membros, mas sempre com o guitarrista aniversariante de hoje a manter-se no grupo. Aliás, Toni Iommi é mesmo o único que fez parte de todas as formações deste grupo britânico. O carismático e lendário vocalista Ozzy Orbourne saiu da banda para o êxito de uma carreira a solo, mas acabou por regressar ao “seu” Black Sabbath em 1997 para uma “Reunion”, que durou até 2006. Mas que voltaria aos palcos, com nova reunião entre 2010 e 2014.
Numa longa vida de discos e palcos, a mítica banda tem, contudo, nos seus três primeiros álbuns editados em 1970/71, “Black Sabbath”, “Paranoid” e “Master of Reality”, os seus mais relevantes contributos para a História do Rock. Álbuns que são verdadeiras pérolas do género.
O som da banda deve muito à sonoridade da guitarra Toni Iommi e dos seus inspirados “riffs” e solos. Aos 17 anos, operário numa fábrica de aço, no último dia de trabalho, o jovem Toni sofreu um acidente, ficando sem a ponta de dois dedos da mão direita. Com cordas mais leves no instrumento e extensões nas pontas dos dois dedos, Toni Iommi encontrou a solução para tocar de forma rara e inconfundível as suas guitarras.
A urinar com o vestido da mulher
Mas a data de 19 de Fevereiro, no que concerne os Black Sabbath, não diz só respeito ao nascimento do guitarrista Toni Iommi, pois a 19 de Fevereiro de 1982, faz hoje 34 anos, o lendário cantor Ozzy Osbourne foi protagonista de um insólito e caricato incidente, que se tornou famoso.
O vocalista foi preso em San António, no Texas, por ter sido apanhado a urinar na rua. Mas o que tornaria histórico este pequeno delito foi o facto de Ozzy estar a usar… um vestido de mulher. E a explicação para a situação até é simples: a esposa do cantor, Sharon, tinha escondido todas as roupas do marido, para que este não saísse para a rua. Perante isto, Ozzy só teve uma solução para sair para a rua: vestiu um vestido da mulher!
Em resultado deste cómico episódio a banda foi proibida de voltar a actuar na cidade norte-americana de San Antonio. Contudo esta proibição seria levantada em 1992.