Partilhar bicicletas públicas em Lisboa vai custar 36 euros por ano, mas o projecto aguarda ainda pela repetição do concurso, já que nenhum dos concorrentes cumpriu com todos os requisitos exigidos pela autarquia da capital.
Se o passe anual deverá rondar o mesmo custo do passe mensal combinado da Carris e Metro – o Navegante -, já o bilhete diário deve ascender a 10 euros, valores que deverão, segundo a autarquia, cobrir os quase 29 milhões de euros a que ascende o valor total do projecto, divididos em nove anos.
1400 bicicletas divididas por 140 estações espalhadas pela cidade
João Dias, administrador da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), disse ao Jornal de Negócios que o preço do passe anual para utilizar o Sistema de Bicicletas Públicas Partilhadas (SBPP) é o mesmo que o passe Navegante, que permite viajar nos transportes do Metro e da Carris.
Adiantando que o valor “foi conversado com a Câmara de Lisboa”, o responsável confessou, no entanto, que “não está completamente fechado”, embora acredite que “é por aqui”.
O SBPP vai contar com 1400 bicicletas, espalhadas por 140 estações ao longo da cidade de Lisboa, entre bicicletas eléctricas, a pedal e híbridas. O novo concurso deverá ser lançado até final do presente mês de Fevereiro.