“Está na hora do PS aceitar a derrota que teve nas eleições”
“Não tenciono ter mais nenhuma reunião com o Partido Socialista para fazer de conta que estamos a procurar um resultado”, disse hoje o líder do PSD durante uma iniciativa do concertação social. E sobre as duas reuniões que a coligação PSD/CDS já teve com o PS, enviou uma mensagem a António Costa: “está na hora do PS aceitar a derrota que teve nas eleições”.
Passos Coelho repetiu que a negociação não teve nenhuma resposta positiva do lado do PS “para poder contribuir, com humildade também, e com responsabilidade de criar condições para que o governo que ganhou as eleições em 4 de Outubro possa dar aos portugueses um caminho de estabilidade política e económica”.
Passos falou num tom duro e irritado mas de forma muito firme e convicta de que tem todas as condições para ser indigitado pelo Presidente da República para formar Governo. Mas foi bem claro ao atribuir a falta de vontade política a António Costa. “Não vamos virar os resultados das eleições do avesso e governar com o programa do PS”, disse.
Para Passos Coelho o líder socialista está a fazer chantagem política. “Não podemos sujeitar o país a uma espécie de chantagem política que inverte ou perverte o resultado das eleições. Não aceitarei que o país fique refém deste jogo político-partidário”, declarou. O presidente do PSD terminou a curta declaração a dizer que respeitará as competências do Presidente da República e aceitará as suas decisões.