Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Novembro 24, 2024

Presidente da República condecorou Torreense

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

Em Maio do ano passado, em pleno Estádio Manuel Marques, durante a festa do centenário do Sport Clube União Torreense, Marcelo Rebelo de Sousa prometeu condecorar o clube. A promessa foi cumprida no passado dia 6 de Abril, no Palácio de Belém.O Torreense foi condecorado pelo Presidente da República com o grau de membro honorário da Ordem do Mérito. Na cerimónia esteve presente uma comitiva de cerca de uma centena de pessoas, entre atletas e familiares, treinadores, directores e comissão organizadora do centenário. A insígnia foi recebida por José António Vicente, presidente da direcção.

O chefe de Estado justificou a distinção:por uma história secular de pedagogia pelo desporto, bem patente nos inúmeros jovens presentes, e também pela valorização do poder local”

Após o formalismo da cerimónia, Marcelo Rebelo de Sousa mostrou-se igual a si próprio e convidou a comitiva torriense para os jardins do Palácio de Belém. Aí tirou fotografias, deu autógrafos e distribuiu abraços.

Para Toinha: foi uma honra receber esta condecoração em representação de toda a família do Torreense. Foi um dia inesquecível na história do clube, que engloba desde os fundadores até aos actuais atletas, dirigentes e associados”

O presidente do Torreense anunciou ainda que numa futura assembleia geral do clube Marcelo Rebelo de Sousa irá ser proposto para sócio honorário, tal como foi o seu pai, Baltazar Rebelo de Sousa.

O popular clube de futebol de Torres Vedras não tem actualmente um local onde possa expor publicamente esta condecoração, assim como o restante espólio. José António Vicente espera que em breve sejam feitos melhoramentos no estádio e aí se possa construir o futuro museu.

Neste momento o Torreense está em crescimento, na opinião do presidente, mesmo a nível desportivo, com várias equipas de futebol de formação, masculinas e femininas, e a equipa de atletismo a formar campeões. Agora que está paga a dívida à Segurança Social a agremiação já pode candidatar-se a apoios.

Na mesma cerimónia de agraciamentos foram condecoradas mais sete personalidades: o general piloto-aviador Manuel Teixeira Rolo, Grã-Cruz da Ordem de Avis; Paulo Pitta e Cunha, Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique; Pedro Caldeira Cabral, Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique; Francisco Capelo, Comendador da Ordem do Infante D. Henrique; comandante António Costa Pereira, Comendador da Ordem do Mérito; Aurélio Silva Pereira, Comendador da Ordem da Instrução Pública; e a Fundação Eça de Queiroz, Membro Honorário da Ordem do Mérito.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -