José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que “esta visita à destilaria Sharish é o reconhecimento de um projecto de sucesso que demonstra a visão empreendedora dos empresários do concelho”.
Sharish Gin, propriedade de António Cuco, é a marca portuguesa de gin com maior quota de mercado e uma das cinco marcas de gin premium mais vendidas em Portugal.
O empresário aceitou o desafio de um grupo de amigos para criar o seu próprio gin e iniciou o projecto há dois anos. Os próximos passos da empresa são o aumento da destilaria de 320 m2 para cerca de 1300 m2, com uma nova unidade de destilação que irá permitir aumentar a capacidade da mesma, o engarrafamento e o armazenamento de gin. Simultaneamente será criada uma unidade de fermentação de cereais e outra de envelhecimento para a criação de um whisky de qualidade feito em Portugal.
A destilaria Sharish produz três referências de gin (Sharish Original, Sharish Blue Magic Gin e Sharish Edição Especial Pera Rocha do Oeste) e cinco referências de Vodka.
Todos estes produtos têm a particularidade de serem produzidos com ingredientes frescos e com fruta nacional.
O Sharish Gin Original, o gin alentejano, já foi distinguido com uma Medalha de Bronze no San Francisco World Spirits Competition – uma das maiores e mais conceituadas competições de bebidas espirituosas a nível mundial – nos Estados Unidos da América.
Gin Sharish vai buscar o seu nome à vila de Monsaraz (sharish significa xara, jara, ou esteva). “Mont Sharish significaria monte erguido num brenhal de estevas, originando posteriormente Monsaraz”, explicou António Cuco.
O Gin Sharish é resultado de uma receita local de ingredientes tradicionalmente portugueses, como o zimbro e as sementes de coentros, incluindo a laranja, limão e a lúcida-lima fresca. A assinatura e carisma do gin é obtido através da presença singular da maçã bravo de Esmolfe, um produto DOP (Denominação de Origem Protegida) desde 1994.
Em 2015, foram vendidas 43 mil garrafas em Portugal, nos 10 mercados para onde exporta. Até final do ano, a marca pretende ser comercializada em 15 países e para o futuro prevê-se a criação de um whisky de alta qualidade.