O Parlamento Nacional de Timor-Leste reuniu-se para a tomada de posse dos novos deputados e para eleger o Presidente do Parlamento. A deputada Fernanda Lay foi eleita para Presidente do Parlamento.
Maria Fernanda Lay, com 68 anos, é deputada do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), há vários anos, e tornou-se agora a primeira mulher timorense a ocupar o cargo de Presidente deste importante Órgão de soberania, tendo sido eleita por 45 votos, um voto em branco e 19 abstenções.
Como o Parlamento Nacional tem 65 deputados, o CNRT e o Partido Democrático (PD) totalizam 37 assentos, significa que as 19 abstenções são dos deputados da FRETILIN pois, elegeram, precisamente, 19 assentos parlamentares.
A nova Presidente do Parlamento é considerada muito experiente, nomeadamente na área orçamental e finanças, com boas competências linguísticas, boa fluência em língua portuguesa, portanto, uma boa escolha.
Até ao final do mês saberemos se o IX Governo Constitucional, a ser chefiado por Kay Rala Xanana Gusmão, será constituído por ministros com competências técnicas e valores éticos, conforme foi anunciado pelo Presidente da República, José Ramos-Horta.