Intitulado “Cyberbullying – Um guia para pais e educadores”, o livro, editado pela Plátano Editora, é lançado a 21 de Abril, data em que se assinala o Dia Nacional de Sensibilização Sobre o Cyberbullying.
Com prefácio de Daniel Sampaio, a obra é “o primeiro livro em Portugal sobre como identificar, prevenir, intervir e combater o cyberbullying”, e “destina-se a ajudar famílias, escolas e comunidades, nomeadamente pais e encarregados de educação, professores e educadores, e outros profissionais que lidem com crianças e jovens ou que os tenham a seu cargo ou sob a sua responsabilidade”, indicam os autores.
Segundo Daniel Sampaio, “é um livro oportuno, muito útil a jovens, pais e educadores”, acrescentando ser uma obra importante, que “contém muita informação pertinente sobre o tema, fornece inúmeras ideias para reflexão e dá pistas concretas para a acção, sem nunca cair em paternalismos ou em considerações passadistas”.
Livro enquadra-se em projecto amplo de combate ao flagelo
O lançamento terá lugar na FNAC do Colombo, em Lisboa, pelas 18h30, estando a apresentação a cargo de Reginaldo Rodrigues de Almeida – professor universitário, jornalista, co-autor e apresentador de TV – e de Manuel Coutinho – secretário-geral do Instituto de Apoio à Criança, coordenador do SOS Criança e da Linha da Criança Desaparecida.
O livro integra-se numa iniciativa mais vasta dos autores – online em www.cyberbullying.pt -, que visa informar, sensibilizar e educar para prevenir, identificar, intervir e combater o cyberbullying, incluindo uma página web de apoio ao livro, presença nas redes sociais, acções de sensibilização e formação, seminários, workshops, cursos presenciais e online e campanhas de sensibilização sobre o tema.
[…] de uma questão transversal a todo o livro – “Cyberbullying – Um Guia para Pais e Educadores” – mas que é particularmente referida nas abordagens de prevenção, nomeadamente nas […]