Começa neste sábado (22), às 10h, o Projeto Ocupação Ocupação, uma galeria de arte a céu aberto, instalada nas ruas da comunidade Monte Cristo, em Campinas, interior de São Paulo. Aprovado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (ProAC) no ano passado, o projeto pretende envolver a comunidade com arte e cultura.
“Pretendemos democratizar a arte em territórios diversos, indo além do espaço confinado das galerias de arte e museus”, dizem os curadores Andrea Mendes e Danilo Garcia. O projeto começa com a exposição Lugar Comum, de Rochelle Costi (1961-2022).
A gaúcha Rochelle foi vítima de um atropelamento em São Paulo, em novembro de 2022, vindo a falecer. Destacou-se na fotografia, segundo ela, por não saber desenhar, com um olhar acurado e singular. Trabalhou em diversos veículos da imprensa.
De acordo com Andrea, a ideia é ocupar os muros, as casas e diversos pontos destacados da comunidade numa grande exposição que utilize todos os espaços que atraiam os olhares de quem passa. “Acreditamos que isso atrairá a comunidade para as oficinas de artes do projeto. E quem sabe descobrimos novos artistas”.
Cada etapa tem o prazo de cerca de 50 dias. Após a exposição de Rochelle, será a vez do artista Fernando Tosko e na sequência Isabela Senatore. No encerramento está prevista uma atividade em que a população será convocada a participar de uma exposição com sua própria produção artística.
Além dessa exposição, explica Andrea, diversas obras serão incorporadas à exposição até o fim do ano para a comunidade que conta com cerca de 100 mil moradores. A exposição Lugar Comum acontece na Associação Douglas Andreani, na rua Wadi Abdala Gnatos, 7, em Campinas (SP).
Mais informações no Instagram Ocupação Ocupação
Texto em português do Brasil
Exclusivo Editorial Rádio Peão Brasil / Tornado