Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Novembro 24, 2024

Prova do WSL em Santa Cruz até domingo

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

Pelo segundo ano consecutivo, Santa Cruz recebe uma prova da WSL (World Surf League), o segundo circuito de surf mais importante a nível mundial e a partir do qual são apurados os atletas para o principal: o Pro Santa Cruz QS 3000 está na praia até domingo.

Depois da etapa de 2016, a de este ano de Santa Cruz teve uma alteração de mil para três pontos, fazendo dela paragem obrigatória para os principais surfistas europeus e para todos aqueles que procuram ganhar pontos e ranking neste circuito mundial de qualificação.

Na apresentação do Pro Santa Cruz QS 3000 o presidente da Câmara Municipal referiu que a realização desta prova relaciona-se com a política de tornar o concelho um território cada vez mais sustentável. Carlos Bernardes recordou também a realização de há vários anos a esta parte do Santa Cruz Ocean Spirit, sendo que a prova apresentada se enquadra no esforço da Câmara em dinamizar turisticamente aquela estância balnear fora da época alta.

Francisco Spínola, responsável pela organização do evento, recordou a localização estratégica de Santa Cruz,que se situa na melhor zona da Europa para a prática de surf, entre Ericeira e Nazaré.

Presentes nesta conferência de imprensa estiveram também o sufista local Tiago Silva, a quem foi atribuído um wild card para participar no Pro Santa Cruz; Frederico Morais, o único surfista nacional actualmente presente no principal circuito mundial de surf, que se deslocou propositadamente a Santa Cruz para participar na prova; e Tiago Pires, o mais consagrado surfista português, que realçou a importância da continuidade de uma prova da WSL em Santa Cruz.

Com várias dezenas dos melhores surfistas da WSL, prevê-se que o Pro Santa Cruz seja uma prova de grande competitividade. Cerca de 140 surfistas estão inscritos na mesma, sendo de destacar as presenças do norte-americano Kanoa Igarashi, dos franceses Joan Duru e Jorgann Couzinet, do espanhol Aritz Aranburu e do brasileiro Yago Dora.

O início do Pro Santa Cruz teve lugar na última terça-feira, feriado do 25 de Abril, e decorre até ao próximo domingo, dia 30.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -