Rosgard Lingardsson, pianista dinamarquesa, e o pianista português João Lucena e Vale são as 4 mãos para o recital de piano que vai ter lugar no próximo sábado, no Cine Teatro de Almeirim.
A agenda cultural de Almeirim começa o ano com um Recital de Piano a 4 Mãos, com entrada livre, dia 11 de Janeiro de 2020 pelas 21.30H no Cine Teatro de Almeirim.
Programa
José Vianna da Motta
Erinnerungen, op.7
- Danksagung
- Pastorale
- Geburtstag
- Gekrankt
- Scherzo
- Walzer – Humoreske
Hugo Alfven
Midsommervaka, op.19
- Sonho de uma noite de verão – Rapsódia Sueca
António Victorino d’ Almeida
Balada, op. 126
- (para uma criança que vai nascer)
Carl Nielsen
Dança do Galo
- Da ópera “Masquerade”
Intervenientes
Rosgard Lingardsson
Pianista dinamarquesa, iniciou os seus estudos com o Professor Gunnar Hallhagen, Suécia. Mais tarde, na Flórida (EUA), estudou com Harold Sanford – discípulo de Joseph Lhevinne. Sob a orientação do aclamado Pianista e Professor Stanislav Knor, concluiu com distinção os seus estudos superiores em Piano Performance (1986) e Pedagogia de Piano e Música de Câmara (1988) na Royal Danish Academy of Music, em Copenhaga. Ganhou vários primeiros prémios em concursos, entre os quais, o ‘Den Kungliga Musikaliska Akademis Utlands Stipendium’ (1983), um dos mais importantes e prestigiantes da Escandinávia, bem como inúmeras bolsas para estudar nos EUA, na Suécia e na Dinamarca. Frequentou master classes de Alexander Jenner, V.Margulis, Conrad Hansen, José Ribera e Peter Feuchtwanger entre outros.
Vive em Portugal desde 1992, onde é docente de Piano no Conservatório de Música do Porto desde 1999, lugar que obteve após concurso público. Os seus alunos são regularmente premiados em concursos nacionais e internacionais, seguindo, muitos deles, as suas próprias carreiras internacionais. É frequentemente convidada para integrar júris em concursos nacionais e internacionais de piano, assim como a realizar Master Classes para todos os níveis de ensino. É Membro convidada, do Internacional Academy of Performing Artes and Sciences, deste 2014.
Como pianista tem um vasto reportório, da época Barroca à contemporânea, e tem-se dedicado à promoção de programas de compositores/as menos divulgados/as e conhecidos/as. Tem actuado em concertos e festivais na Suécia, Dinamarca, Áustria, Portugal, Itália, Grécia, Grã- Bretanha e Estados Unidos. Em Portugal tocou em salas de renome como o Teatro Ibérico e Palácio de Foz, em Lisboa. Mais recentemente, actuou no Ciclo de Piano na Fundação Eng.º António Almeida, no Porto, e também na Casa da Música – Porto, num concerto comemorativo dos 150 anos do aclamado compositor dinamarquês Carl Nielsen. Neste momento, dedica-se a projectos de divulgação da música erudita portuguesa, que incluem concertos a solo e colaborações com Cláudia Pereira Pinto (Soprano) e João Lucena e Vale (Piano), com programa de compositores Portugueses e Nórdicos, na temporada 2019 em Portugal, Itália e Dinamarca.
João Lucena e Vale
Iniciou os estudos de piano aos 6 anos, tendo concluído o Curso Geral do Conservatório de Música do Porto. Posteriormente estudou na Universidade de Aveiro, com os professores Olga Prats, Madalena Soveral e Vitalij Dotsenko, sendo licenciado em Ensino de Música.
Estudou na École Normale de Musique de Paris com o professor Marian Rybicki, onde obteve os diplomas de Piano e Música de Câmara, nos níveis de Ensino, Execução e Concertista. Participou em várias Master Class, com os professores Dalton Baldwin, Jean Fassina, Helena Sá e Costa, Mikhail Voskresensky e Chow Ching Lie.
Actua regularmente como solista, em grupos de Música de Câmara ou Corais, tanto em Portugal como no estrangeiro (Brasil, Marrocos, Hungria, Bélgica, Holanda, Suíça, Dinamarca e França), contribuindo para a divulgação da música portuguesa e estreando e divulgando obras de compositores portugueses, colaborando com as principais instituições culturais do país, como, Fundação Gulbenkian, Teatro Nacional de São Carlos e Casa da Música.
Em parceria com o Coro Infantil da Universidade de Lisboa, apresenta-se no país e no estrangeiro, tendo gravado um CD com canções de Delfina Figueiredo, sendo responsável por alguns dos arranjos. Em 2012, gravou com o soprano Cláudia Pereira Pinto o CD Canções de Évora de Amílcar Vasques Dias e em 2019 as Trovas de Francisco de Lacerda. Recentemente participou num CD com o saxofonista Bernardo Matias dedicado à música contemporânea portuguesa.
Actualmente é professor de Piano no Conservatório Nacional de Música de Lisboa.
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.